No primeiro dia de competição paralímpica, Brasil conquista 3 medalhas

Publicado em 29/08/2024 - 21:12 Por Gésio Passos - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

E o primeiro dia de competições dos Jogos Paralímpicos de Paris já colocou o Brasil no lugar mais alto do pódio. O primeiro ouro do país veio na natação, com Gabriel Araújo. O mineiro de 22 de anos terminou em primeiro nos 100 metros costas da classe S2, limitações físico-motoras. Essa foi a quarta medalha de Gabrielzinho em Paralimpíadas, com três conquistas em Tóquio, em 2021.

O nadador ainda pode trazer duas medalhas, ele disputa ainda os 50 e 200 metros livres em sua categoria. Em entrevista para rádio França Internacional, Gabrielzinho comentou que está muito feliz e com a emoção de fazer a prata virar ouro.

E o pernambucano Phelipe Rodrigues conquistou a prata nos 50 metros livre da classe S10. Essa foi nona medalha paralímpica do nadador e que faz sua despedida das competições em Paris.

Já outro Gabriel, o Bandeira, também da natação, de São Paulo, conquistou ainda o bronze nos 100 metros borboleta do S14 F, prova que venceu em Tóquio. O nadador já havia conquistado quatro medalhas em outros Jogos.

No golbol, a seleção masculina estreou vencendo a França, por 8 gols a 5. O Brasil defende o ouro conquistado no Japão. E o time volta à quadra amanhã, para enfrentar os Estados Unidos.

E a seleção feminina do golbol também jogou hoje, e conseguiu um empate contra a Turquia, atual bicampeã paralímpica, por 3 a 3.  A equipe agora enfrenta Israel, nesta sexta.

E o país já tem outra medalha garantida. No tênis de mesa, Cátia e Joyce Oliveira, na categoria WD5, já garantiram, no mínimo, o bronze ao passar pela dupla do Egito e garantir uma vaga na semifinal. Na modalidade não há disputa pelo 3º lugar. O jogo também será amanhã contra a Coréia do Sul.

E no tênis de mesa masculino, classe MD18, a dupla Luiz Manara e Cláudio Massad venceram os espanhóis e se classificaram para as quartas de final, contra a França. Luiz Manara também formou dupla Danielle Rauen e venceram os japoneses na categoria mistas XD17, e também estão na semifinal.

Edição: Roberta Lopes / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Internacional

Mesmo com asilo, oposição da Venezuela diz que assume poder em janeiro

O ex-candidato à presidência da Venezuela, o opositor Edmundo González Urrutia, deixou o país sul-americano e pousou na Espanha nesse domingo na condição de asilado político.

Baixar arquivo
Política

Núcleo de apoio que garante a tranquilidade das eleições ganha reforço

A menos de um mês para as eleições, a Aneel, Agência Nacional de Energia Elétrica integra o Núcleo Institucional de Apoio Eleitoral para o pleito de 2024. A Portaria foi assinada pela Ministra Cármen Lúcia, Presidente do Tribunal Superior Eleitoral.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Fim de semana teve mais de 8 mil focos de incêndio no país

Brasil registra mais de 8 mil focos de incêndio em 48 horas e a situação entre Mato Grosso e Tocantins é a mais grave.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Incêndios queimaram mais de 10 mil hectares de florestas em Goiás

Os Bombeiros em Goiás tentam combater as chamas que atingem parte da Chapada dos Veadeiros e a Área de Proteção Ambiental Pouso Alto, desde a última quinta-feira. As equipes têm enfrentado o desafio de combate ao chamado "fogo subterrâneo".

Baixar arquivo
Esportes

Brasil fecha Paralimpíada em quinto lugar no quadro de medalhas

O Brasil havia atingiu seu recorde de medalhas na história de uma edição de Jogos Paralímpicos: 89 pódios em Paris 2024, superando os 72 conquistados nos jogos Rio 2016 e em Tóquio 2020. São 25 de ouro, 26 de prata e 38 de bronze.

Baixar arquivo
Internacional

Opositor venezuelano Edmundo González chega para asilo na Espanha

O ex-candidato da oposição, Edmundo González, decolou de Caracas, deixando a Venezuela, com destino à Espanha nesse sábado (8), segundo comunicado oficial do próprio governo espanhol. González foi em um avião da Força Aérea Espanhola.

Baixar arquivo