Paralimpíada: Brasil conquista ouro no judô e na natação
![Alexandre Schneider/CPB/Direitos Reservados alana maldonado, judô, paralimpíada 2024](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
Depois do jejum de ontem, o Brasil voltou ao topo do pódio paralímpico nesta sexta-feira (6) em Paris. Foram oito medalhas, sendo duas de ouro, de dois agora bicampeões.
No judô, Alana Maldonado venceu a categoria até 70 kg da classe J2, para baixa visão. Teve ainda uma prata para Brenda Freitas no mesmo peso, mas na classe J1, para cegos.
Na natação, Talisson Glock foi ouro nos 400 m livre da classe S6, que é intermediária para atletas com deficiência físico-motoras. Ainda nas piscinas, Gabriel Bandeira foi prata nos 100 m costas da classe S14, para deficientes intelectuais.
A cor prateada também predominou no atletismo, com Thiago Paulino no arremesso do peso classe F57, para amputados que competem sentados, e Zileide Cassiano no salto em altura da classe T20, para deficiência intelectual.
Pela mesma classe, mas nos 1500 metros, Antônia Keyla foi bronze. Mesma cor de medalha de Maria de Fátima do Carmo na categoria até 67 kg do halterofilismo.
A dois dias do fim das disputas, o Brasil tem 70 pódios e está a dois de igualar o desempenho dos Jogos do Rio de Janeiro e de Tóquio, onde obteve seu recorde de medalhas.
![Marcelo Camargo/Agência Brasil Brasília (DF), 25/10/2024 - Ferimento na cabeça do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que participa de cerimônia de assinatura do novo acordo de repactuação da reparação dos danos da tragédia de Mariana (MG). Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Murilo Alvesso/Divulgação Leda Maria Martins](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![MIR/Divulgação Ciganos. Foto: MIR/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Antônio Cruz/Agência Brasil Brasília (DF), 12/12/2024 - Sessão do Senado Federal deliberativa extraordinária. Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Wilson Dias/Agência Brasil Brasília (DF), 11/12/2024 - A Comissão Mista de Orçamento se reúne para discutir e votar os relatórios setoriais apresentados à Lei Orçamentária Anual de 2025 (LOA 2025). Foto: Wilson Dias/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcello Casal JrAgência Brasil A cúpula menor, voltada para baixo, abriga o Plenário do Senado Federal. A cúpula maior, voltada para cima, abriga o Plenário da Câmara dos Deputados](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)