Há 117 anos, italiano fazia uma das primeiras transmissões de rádio

Publicado em 14/05/2014 - 07:30 Por Apresentação Márcia Dias - Brasília

O físico e inventor italiano, Guglielmo Marconi, tinha apenas 20 anos quando começou suas experiências com as ondas de rádio.  No Brasil, o padre Roberto Landell de Moura é considerado o pioneiro na transmissão da voz humana.

 

As pesquisas se aprofundaram rapidamente nos dois países e em poucos anos permitiram que o rádio se tornasse um veículo de comunicação fundamental para a difusão de informações de utilidade pública.

 

Nesta edição do História Hoje, conheça a trajetória e os inventos do italiano Guglielmo Marconi. 

 

História Hoje : Programete sobre fatos históricos relacionados às datas do calendário. É publicado de segunda a sexta-feira.

 

Atualizado no dia 11 de junho para adequação de informações e contextualização sobre o pionerismo brasileiro na invenção das transmissões radiofônicas. 

Últimas notícias
Pesquisa e Inovação

Pesquisadores desenvolvem robô multifuncional de baixo custo

H2. Esse é o nome do robô multifuncional de baixo custo da Universidade Federal de Goiás. O equipamento foi desenvolvido para atender às necessidades do Tribunal de Contas goiano.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Desde 2020, amazônia sul-americana teve 202 assassinatos de camponeses

Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador e Peru. Juntos, esses países somam 85% do território da bacia. Os dados foram apresentados no Fórum Social Pan-Amazônico, realizado este mês no Pará.

Baixar arquivo
Internacional

México volta a pedir visto físico para brasileiros entrarem no país

Medida vale a partir de 18 de agosto. Desde dezembro, era necessária apenas a autorização eletrônica obtida digitalmente no site do Instituto Nacional de Migração do México. 

Baixar arquivo
Saúde

Meta é vacinar 95% das crianças de 1 a 4 anos contra a poliomelite

É importante lembrar que a procura pela vacinas tem caído nos últimos anos e que, de acordo com o governo federal, é um risco para saúde pública. 

Baixar arquivo
Saúde

RJ tem reforço nos postos de vacinação e orientação de busca ativa

Campanha de imunização contra poliomielite e multivacinação começou nesta segunda-feira (8) em todo o país. Movimento no primeiro dia é considerado normal no Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Saúde

Campanha Nacional de Multivacinação oferece 20 tipos de vacinas

Um dos principais focos é a poliomielite. Casos da doença voltaram a aparecer em alguns países, como Israel e Estados Unidos. A cobertura vacinal no Brasil tem diminuído e está em 67% atualmente.

Baixar arquivo