Doença não identificada mata três crianças indígenas no Pará

Publicado em 26/08/2014 - 14:46 Por Igor Curvo - Brasília

Uma doença ainda não identificada tem afetado os índios Assurini que vivem na aldeia Trocará, região de Tucuruí, no Pará.  

 

Três crianças morreram após apresentarem sintomas como febre alta, tosse, vômito e falta de ar. Duas delas faleceram no Hospital Regional de Tucuruí e uma quando estava a caminho de Belém, no último domingo. Outras cinco crianças foram transferidas para o Hospital Universitário João de Barros Barreto. Três delas permanecem internadas em situação estável e duas receberam alta após passarem por exames.

 

A Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará informou que os primeiros resultados dos exames realizados pelo Laboratório Central do Estado e pelo Instituto Evandro Chagas descartaram infecções por H1N1 e coqueluche. Novas análises estão em andamento para avaliar a presença de outras doenças.

 

O Ministério da Saúde informou que investiga a causa das três mortes junto com o Distrito Sanitário Indígena da região e o Departamento de Epidemiologia do Estado do Pará. No dia 11 de agosto, uma equipe da Secretaria Especial de Saúde Indígena, a Sesai, chegou na aldeia e permanece no local para colaborar nas ações de assistência à comunidade.

Destaques EBC


Últimas notícias
Saúde

Anvisa avalia proibição de cigarros eletrônicos

A Anvisa decide nesta sexta-feira se mantém a proibição da venda, fabricação, importação e propaganda de cigarros eletrônicos, os vapes.

Baixar arquivo
Esportes

Estreias e clássicos agitam o fim de semana do futebol

E começamos com o resultado desta quinta-feira, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo venceu o Atlético Goianiene no Nilton Santos por 1 a 0.

Baixar arquivo
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo