Funai confirma contato com índios isolados

Publicado em 12/08/2014 - 19:31 Por Jéssica Gonçalves - Brasília

A Funai confirmou, nessa terça-feira (12), que 24 índios de recém contato estão instalados na base do Rio Envira, no Acre. Os indígenas, que viviam de forma isolada na fronteira do Brasil com o Peru, procuraram equipes da fundação e relataram sofrer ameaças de madeireiros e narcotraficantes nas cabeceiras do rio Envira, no território peruano.

A presidente da Funai, Maria Augusta Assirati, disse que os relatos estão sendo investigados, e afirmou que foi elaborado um plano de contingência na área da saúde para proteger o grupo de doenças como a gripe. Maria Augusta informou ainda que a Fundação entrou em contato com o governo do Peru por meio do Itamaraty, recebeu um relatório, e vai analisar o documento.

O primeiro contato dos indígenas do tronco linguístico Pano com a Funai foi feito por sete integrantes do grupo. Antes de voltar para as malocas e trazer os outros índios para a base do Xinane, os sete contraíram o vírus da gripe e foram medicados. Segundo a diretora de atenção à saúde indígena do Ministério da Saúde, Daniele Cavalcante, a situação na base é estável.

A Funai informou que vai respeitar a autodeterminação do grupo e realizar o trabalho de proteção territorial, com base na Política de Proteção aos Índios Isolados. O órgão disse ainda que solicitou R$ 5 milhões ao governo brasileiro para atender aos índios isolados e os de recém-contato que vivem na região.

Últimas notícias
Educação

Educação cibernética: especialista defende que escolas tratem do tema

A Educação cibernética para os cidadãos é fundamental para ajudar a enfrentar os crescentes ataques hackers no país, segundo o diretor de Cibersegurança da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, Emilio Nakamura.

Baixar arquivo
Geral

Falha do sistema contra inundações gera discussão em Porto Alegre

Agora, de 23 estações de bombeamento da cidade, 12 não estão funcionando nas regiões Norte e Central, segundo o Departamento Municipal de Águas e Esgoto.

Baixar arquivo
Justiça

STF julga recurso sobre intervenção federal na segurança pública do RJ

O recurso do Ministério Público Federal pede a condenação da União e do estado do Rio de Janeiro por omissão durante a intervenção federal na segurança pública na Baixada Fluminense, em 2018. 

Baixar arquivo
Geral

Central vai distribuir alimentos para cozinhas solidárias no RS

A ideia é que a central funcione como uma mini-seasa das cozinhas solidárias, identificando a necessidade de cada cozinha para, assim, fazer uma distribuição mais racional.

Baixar arquivo
Geral

População de baixa renda foi a mais atingida pelas enchentes no RS

Pesquisador do Observatório das Metrópoles critica o plano da prefeitura de Porto Alegre para permitir mais construções próximas do Lago Guaíba e em áreas que estão alagadas.

Baixar arquivo
Geral

Seguradoras do RS estimam o pagamento de R$ 1,7 bi em indenizações

Levantamento mostra que, entre 28 de abril e 22 de maio, foram registrados mais de 23 mil avisos de sinistro. No topo da lista das indenizações estão as residenciais e habitacionais, com quase 50% dos pedidos.

Baixar arquivo