Manifestantes soltos em SP continuam a responder processo

Publicado em 08/08/2014 - 12:05 Por Magda Calipo - São Paulo

Os manifestantes Rafael Lusvarghi e Fábio Hideki Harano, libertados da prisão nesta quinta-feira, seguem respondendo ao processo, que inclui acusação de incitação ao crime.

 

Eles foram soltos por decisão do juiz Marcelo Matias Pereira, depois que um laudo do Instituto de Criminalística e do Grupo de Ações Táticas Especiais da Polícia Militar apontou que os objetos encontrados com os dois não eram explosivos, nem inflamáveis. A detenção ocorreu em 23 de junho, durante protesto contra a Copa do Mundo na capital paulista. A acusação de que estariam com explosivos (e que foi negada pelos manifestantes) teria motivado as prisões.

 

Com base no inquérito policial, o Ministério Público havia denunciado Rafael Lusvarghi, que é professor, por incitação ao crime, associação criminosa armada, resistência e posse de artefato explosivo. A pena mínima para esses crimes é 14 anos e seis meses de prisão.

 

Já Fábio Harano, servidor do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo (a USP), foi denunciado por incitação ao crime, associação criminosa armada, desobediência e posse de artefato explosivo. A pena máxima para esses crimes é de 13 anos de prisão.

 

Esse mesmo juiz que determinou a soltura dos dois, havia negado liberdade a esses manifestantes em decisão anterior. Ele argumentou que, se soltos, os dois poderiam promover e participar de novos protestos "provocando todo o tipo de destruição ".

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Programa Caixa Mais Brasil chega à 100ª edição neste sábado

Durante este fim de semana, a Caixa Econômica Federal promove mais uma edição do programa Caixa Mais Brasil.

Baixar arquivo
Geral

Covid-19: projeto no DF oferece apoio psicológico a enlutados

Lidar com a morte é um processo doloroso. E desde o início da pandemia do coronavírus, por causa das medidas de segurança e distanciamento social, nem sempre quem perde um ente querido encontra uma rede de apoio para enfrentar esse momento.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Pandemia coloca 9 milhões de crianças em risco de trabalho infantil

Os dados estão no relatório do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) publicado para marcar o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, celebrado neste sábado, 12 de junho

Baixar arquivo
Saúde

Estado do Rio de Janeiro permanece com risco moderado para covid-19

O Mapa de Risco Covid-19 manteve a classificação geral na bandeira laranja, mas segundo o estudo, houve melhora no cenário epidemiológico em seis regiões.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz recebe insumo para a produção de 6 milhões de doses da vacina

A Fiocruz recebe neste sábado (12) mais um lote de IFA para a produção da vacina contra a covid-19. O insumo deverá desembarcar no final da tarde no Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Saúde

SUS vai oferecer exame rápido para detecção de meningite criptocócica

O teste que detecta fungos que atacam o sistema nervoso foi incorporado ao SUS e publicado nesta sexta-feira (11).

Baixar arquivo