logo Radioagência Nacional
Geral

Semana Mundial de Aleitamento Materno destaca importância dos bancos de leite

Baixar
Joana Moscatelli
06/08/2014 - 16:07
Rio de Janeiro

Na Semana Mundial do Aleitamento Materno, é importante lembrar que bebês prematuros ou que nasceram com problemas de saúde também podem ser beneficiar dos nutrientes existentes no leite da mãe por meio dos Bancos de Leite Humano. Responsáveis pela execução de atividades de coleta, os bancos de leite fazem a classificação, o processamento, o controle de qualidade e a distribuição do leite humano ordenhado.
O banco de leite humano recebe três tipos de mães doadoras: a que tira o leite para o próprio filho, a que doa para outros bebês e a que faz a coleta em casa e envia o leite congelado para o Banco.

Para ser uma doadora, a candidata precisa ter boa saúde, não usar medicamentos nem álcool ou drogas e não fumar. As interessadas podem procurar o banco de leite humano mais próximo. Em São Cristovão, existe o Hospital Maternidade Fernando Magalhães. Em Lins dos Vanconcelos, Hospital Maternidade Carmela Dutra, em Madureira,  o Hospital Maternidade Herculano Pinheiro, na Barra da Tijuca, a Maternidade Leila Diniz e, em Marechal Hermes, o  Hospital Maternidade Alexander Fleming. Mais informações sobre postos de coleta de leite materno no Rio de Janeiro e como doar pelo telefone do SOS Amamentação 0800 26 8877.
De acordo com Organização Mundial da Saude, as crianças devem receber exclusivamente leite materno até os seis meses de idade. Até os dois anos, o aleitamento deve ser complementado com outros alimentos.

x