O dia dez de setembro de 1972 foi histórico para o automobilismo brasileiro e especialmente para Emerson Fittipaldi. O piloto conquistava no autódromo de Monza, na Itália, o primeiro título mundial da Fórmula Um para o país.
Fittipaldi, que corria pela Lotus, chegou ao circuito italiano em primeiro lugar no campeonato com 52 pontos conquistados, contra 27 de Jack Stewart, da Tyrell, e de Danny Hulme, da McLaren.
Apesar da festa no final, o fim de semana do GP da Itália não havia começado bem para o brasileiro. No treino classificatório Fittipaldi conseguiu apenas a sexta colocação. Mas logo no início da corrida, o piloto brasileiro contou com o abandono do britânico da Tyrell, seu maior rival.
Quando faltavam apenas nove voltas do fim, o belga Jacky Ickx, da Ferrari, teve uma pane elétrica e também saiu da corrida, fato que abriu caminho para a vitória de Emerson.
Os nove pontos conquistados com aquela vitória foram suficientes para que Fittipaldi se tornasse o campeão mais jovem da história da Fórmula Um na época, com 25 anos.
Ele superou a marca de Jochen Rindt, que em 1970 conquistou o título com 28 anos. O recorde de Fittipaldi só foi batido 33 anos depois, em 2005, quando o piloto espanhol Fernando Alonso, então na Renault, foi campeão aos 24 anos de idade.
Lewis Hamilton em 2008 diminuiu ainda mais a marca levando a taça com 23 anos e 300 dias, e o atual campeão, Sebastian Vettel, comemorou o título com 23 anos e 134 dias é o piloto mais jovem a ser campeão mundial de Fórmula Um.
O título de Fittipaldi foi um fator decisivo para o desenvolvimento do automobilismo no Brasil. Foi a primeira conquista de um brasileiro na Fórmula um. O piloto ainda conquistaria novamente o título dois anos depois, em 1974. Estas conquistas abriram espaço para os tricampeões Nelson Piquet, que ganhou o título em 1981, 1983 e 1987 e Ayrton Senna vencedor em 1988, 1990 e 1991. A conquista de Emerson Fittipaldi também contribuiu para que uma etapa do campeonato viesse a ser disputada no Brasil a partir de 1973.
História Hoje : Programete sobre fatos históricos relacionados às datas do calendário. É publicado de segunda a sexta-feira.