Após a confirmação de cinco casos de infecção por bactéria resistente no Hospital Federal de Bonsucesso, na zona norte do Rio, a direção da unidade informou que intensificou ações de prevenção.
Além desses pacientes internados no Centro de Tratamento Intensivo adulto da unidade, também foram identificados outros nove pacientes, que segundo a direção da unidade, foram colonizados, ou seja, eles têm a bactéria, mas não desenvolveram nenhuma doença.
Dos nove pacientes, dois já receberam alta. O alerta de infecção foi feito pela Comissão de Controle de Infecção do Hospital, após a constatação de aumento na incidência de germes resistentes a antibióticos.
Além da restrição de novas internações no CTI, outras medidas foram adotadas, como o não compartilhamento de máquinas e equipamentos de uso coletivo, rigor na higienização das mãos por parte dos profissionais e desinfecção do ambiente.
Alguns pacientes que fazem tratamento no hospital, demonstraram preocupação com relação a proliferação dos germes. Esse é o caso da dona de casa Maria de Lourdes Miranda Souza. O relato é compartilhado pela aposentada Eclair dos Santos.
A Secretaria Estadual de Saúde afirmou que o número de pacientes infectados não configura um surto.
O órgão informou que só foi oficialmente comunicado sobre a presença da bactéria no CTI de adultos do Hospital de Bonsucesso nesta terça-feira e que uma equipe vai apoiar as ações para combater a presença da bactéria no local.