Com a chegada do horário de verão, muitos ainda estão tentando se adaptar. Não só o relógio teve que ser reajustado. O organismo dos moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste também estão tentando entrar na nova rotina. Mas, para alguns, a mudança é motivo de tormento, como é o caso da psiquiatra Marina Caparelli. Ela reclama que acorda cansada, pois a qualidade do sono é afetada.
O clínico e pneumologista do Hospital Universitário de Brasília, Ricardo Martins, explica o por quê da dificuldade de adaptação de algumas pessoas. Entre as razões, está a liberação de substâncias pelo nosso organismo quando chega a noite e, com ela, o sono.
Ainda segundo o médico, 30% da população não consegue se adaptar ao horário de verão. Aqueles que conseguem, podem levar de 15 a 21 dias para se sentirem confortáveis com a mudança. Este ano, o horário de verão terá 126 dias, quatro a mais do que a média histórica. O motivo é não coincidir com o Carnaval.
Adiantar uma hora no relógio tem o objetivo de aumentar o período de uso da luz solar e, assim, economizar energia elétrica no horário de pico, que vai de seis da tarde às nove da noite.
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)
![Secretaria de Comunicação Social/Divulgação Brasília (DF) 21/12/2024 - Conheça a identidade visual do BRICS Brasil: árvore amazônica traduz objetivos do grupo.
Foto: Secretaria de Comunicação Social/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Meta/Divulgação Brasília (DF), 08/01/2025 - Logo da empresa Meta. Facebook, Messenger, Instagram, Whatsapp. Foto: Meta/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![REUTERS/Hatem Khaled/Proibida reprodução Palestinians react to news on a ceasefire deal with Israel, in Khan Younis in the southern Gaza Strip, January 15, 2025. Reuters/Hatem Khaled/Proibida reprodução](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Bruno Peres/Agência Brasil Brasília (DF), 20/09/2024 - Olhos de criança. Foto: Bruno Peres/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)