Desmatamento na Amazônia aumenta quase 300% no último ano

Publicado em 20/10/2014 - 15:08 Por Michele Moreira - Brasília

O desmatamento na Amazônia aumentou 290% em setembro de 2014, em relação ao mesmo período de 2013. Em setembro do ano passado foram desmatados 103 quilômetros quadrados. Um ano depois, a área desmatada é de 401,7 quilômetros quadrados.


Na comparação bimestral – agosto e setembro – o aumento foi de 191%. Atualmente são 838 quilômetros quadrados de desmatamento. Os dados são do Imazon -Instituto do Homem e Meio Ambiente.


Rondônia lidera o ranking bimestral. Os meses de agosto e setembro tiveram 260 quilômetros quadrados de desmatamento no estado. Em segundo lugar vem Mato Grosso, com 222 quilômetros quadrados, e Pará, com 152.


Segundo o relatório do Imazon o destaque é o desmatamento elevado nas Unidades de Conservação. O relatório apresenta 73 quilômetros quadrados de desmatamento nestas áreas. No mesmo período de 2013 foram 28 quilômetros quadrados. A campeã é a Flona do Jamanxim, com 21 quilômetros quadrados desmatados. Fazendeiros e ocupantes ilegais reivindicam uma redução de até metade do território para transformar em zona agropecuária.

 

O aumento das áreas degradas é outra preocupação. Elas são um alerta para os desmatamentos futuros porque são áreas em vulnerabilidade. São locais que já sofrem o processo da extração ilegal de madeira. Ao todo, a área degradada é de 624 quilômetros quadrados. Em 2013, as florestas degradadas somaram 16 quilômetros quadrados.

 

O levantamento do Imazon acontece de forma paralela ao divulgado pelo Governo Federal, por meio do Inpe - Instituto de Pesquisas Espaciais. A principal diferença é que o Inpe divulga os dados de desmatamento real e em processo de desmatamento de forma conjunta. Já o instituto separa os dois dados. Entretanto, as diferenças de métodos não são significantes.

Os dados mais recentes do Inpe se referem aos meses de junho e julho. Segundo divulgado, eram 1.264 quilômetros quadrados de áreas de alerta de desmatamento e degradação na Amazônia. O Governo Federal ainda não divulgou dados referentes ao último bimestre.


O relatório completo do Imazon encontra-se no site www.imazon.org.br.

Últimas notícias
Economia

Aposentados e pensionistas precisam declarar Imposto de Renda?

Saiba em quais situações aposentados e pensionistas precisam declarar Imposto de Renda. Saiba também qual é a alíquota a ser paga no IR 2024. 

Baixar arquivo
Esportes

CBF anuncia adiamento de jogos de times gaúchos em competições

A CBF anunciou o adiamento dos jogos dos times gaúchos em todas as competições nacionais até 27 de maio por conta da tragédia de enchentes no Rio Grande do Sul. 

Baixar arquivo
Geral

RS: decreto de calamidade pública valerá até 31 de dezembro de 2024

Senado e Câmara aprovaram o decreto legislativo que reconhece o estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul em razão das fortes chuvas.

Baixar arquivo
Geral

Chuvas no RS afetam 1,5 milhão de pessoas; 95 morreram

Até o momento, 131 pessoas estão desaparecidas, 159 mil desalojadas; 49 mil em abrigos e 372 feridas devido às enchentes no Rio Grande do Sul. 

Baixar arquivo
Geral

RS: agricultores, assentados e quilombolas contabilizam prejuízos

Gaúchos do campo perderam casas, galpões, currais, plantações e colheitas. A força das águas também levou animais e maquinário. 

Baixar arquivo
Saúde

Casos de dengue no Brasil já superam a projeção para o ano inteiro

O país já registrou mais de 4,5 milhões de casos prováveis de dengue; 2.336 pessoas morreram por causa da doença.

Baixar arquivo