Diarreia e a pneumonia são as doenças que mais afetam crianças

Publicado em 10/10/2014 - 10:09 Por Sayonara Moreno - Brasília

O Brasil reduziu a taxa de mortalidade de crianças menores de cinco anos, em 77%. As doenças não são as maiores responsáveis pela mortalidade infantil. Os dados são do Uunicef, Fundo das Nações Unidas para a Infância. Segundo o órgão, entre os anos de 1990 e 2012, o número de mortes nessa faixa etária caiu de 62 a cada mil nascidos vivos, para 14.

 

De acordo com o coordenador nacional de Saúde da Criança, do Ministério da Saúde, Paulo Bonilha, a diarreia e a pneumonia são as doenças que mais afetam as crianças brasileiras.

 

Mas, segundo o Ministério, nos últimos anos, o conjunto de políticas de atenção à saúde levou à quase extinção de internações por doenças como desnutrição, sarampo, meningites, diarreia e pneumonia. De alguns anos pra cá, as doenças não são o maior inimigo da criança brasileira. Isso porque as pesquisas mais recentes da organização não-governamental “Criança Segura”, mostram que as principais causas de morte infantil a partir de um ano de idade no Brasil, são lesões, acidentes de trânsito, envenenamentos, afogamentos, quedas e queimaduras.

 

Entre as mortes por acidente, o trânsito é responsável por 33%dos casos. Em seguida estão o afogamento e o sufocamento, com 23% cada um.

 

Paulo Bonilha chama a atenção para os acidentes domésticos, que podem ser prevenidos.

 

A ONG Criança Segura aponta, também que os acidentes acontecem, em maior parte, com crianças de família de baixa renda. As mais afetadas vivem em situação de pobreza extrema, em áreas rurais ou em zonas de conflito.

Últimas notícias
Justiça

Justiça condena empresa eólica a pagar indenização para morador no RN

O morador alega "barulho constante" provocado pela rotação do aerogerador e dano estrutural no imóvel residencial.

Baixar arquivo
Saúde

Mudanças climáticas agravam riscos de trabalhadores, diz OIT

Para a Organização Internacional do Trabalho, inúmeras condições de saúde dos trabalhadores estão associadas às mudanças climáticas, incluindo câncer, doenças vasculares, respiratórias, renais e de saúde mental.

Baixar arquivo
Economia

Governo lança programa de crédito e renegociação de dívidas

Uma das ações permite que microempreendedores individuais e pequenos e médios empresários negociem as dívidas e consigam crédito para melhorar os negócios.

Baixar arquivo
Justiça

STF dá 5 dias para X se manifestar sobre descumprir ordens judiciais

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes deu um prazo de cinco dias para que os representantes da rede social X, antigo Twitter, se manifestem sobre descumprimentos de ordem judicial nos perfis de contas bloqueadas na plataforma.

Baixar arquivo
Saúde

Saúde óssea depende de exercícios regulares, defende médico do INTO

Além de provocar sensação de bem-estar, elevar a autoestima e trazer melhorias para as relações sociais, a prática regular de atividade física tem um papel fundamental para a saúde óssea e muscular.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisadores desenvolvem fármacos para tratamento de doenças crônicas

Pesquisadores brasileiros investem em pesquisa e na produção de novos fármacos, que podem ajudar no tratamento de pacientes que lutam contra doenças crônicas.

Baixar arquivo