A Escola Radical de Surf da Secretaria de Esportes da Prefeitura de Santos, cidade do litoral de São Paulo, lançou neste sábado (1) mais uma iniciativa inovadora para promover a inclusão de pessoas com deficiência na prática do surfe.
É uma prancha multifuncional que garante mais segurança para essas pessoas que gostam e querem aprender a surfar.
O novo equipamento é feito com módulos removíveis -- chamados de steps -- que ajudam a levantar o tórax e apoiar o queixo, além de ter encaixes para o quadril e adaptações para os braços.
A nova prancha, criada pelo professor da unidade Cisco Araña, é uma evolução de um equipamento desenvolvido para deficientes visuais em 2007.
E segundo informações da Secretaria, até o momento não existe algo parecido em nenhum lugar do mundo.
Primeira escola pública de surfe do país, a Escola Radical de Surf foi criada em 1991. Cerca de trinta mil alunos -- de diferentes idades, com ou sem deficiência, já frequentaram a instituição.
![Marcello Casal Jr/ Agência Brasil Inscrição, Fies, educação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sno5qi)
![Marcello Casal JrAgência Brasil Moeda Nacional, Real, Dinheiro, notas de real,Cédulas do real](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Lula Marques/ Agência Brasil Brasília (DF) 15/01/2025 O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, apresenta nova versão da PEC da Segurança Pública no Ministério da Justiça. Foto Lula Marques/ Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Paulo Pinto/Agência Brasil São Paulo (SP), 20/09/2024 - Ministro da Fazenda Fernando Haddad em palestra na USP. sobre](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)