Mais de 31 mil e 600 pessoas foram assaltadas nas ruas do Distrito Federal no ano passado. Uma das vítimas foi o estudante Pedro Fernandes.
SONORA
Os assaltos a pedestres aumentaram 62% em 2014, comparado ao ano anterior. Mas outro crime merece destaque: o roubo de veículo. O número de carros roubados cresceu quase 70%.
Em muitos casos, as vítimas eram levadas pelos assaltantes, caracterizando o roubo com restrição de liberdade, que fez 745 vítimas no ano passado. 203 casos a mais que em 2013.
Os assaltos a ônibus e aos postos de combustível também estão mais comuns. Os dados foram divulgados nesta terça-feira pela Secretaria de Segurança Pública e Paz Social.
De acordo com o chefe da pasta, Arthur Trindade, conhecer esses números vai ajudar no planejamento das ações que estão sendo implantadas pelo novo programa de segurança, o Pacto pela Vida.
SONORA
De acordo com o secretário Arthur Trindade, o Pacto pela Vida já começou a ser implementado. As primeiras ações foram internas, criando uma subsecretaria de gestão da informação e um grupo que vai organizar o programa.
Uma reunião está marcada para a próxima semana para definir um calendário de início das demais ações do Pacto pela Vida, que segundo o GDF, tem dois eixos. O primeiro é diminuir a taxa de crimes violentos. O segundo é aumentar a qualidade de vida da população.