Índios protestam contra falta de assistência médica em Roraima

Publicado em 20/01/2015 - 13:46 Por Graziele Bezerra e Ariane Póvoa - Brasília

Índios Yanomami ocupam desde a noite dessa segunda-feira o prédio da Sesai, a Secretaria Especial de Saúde Indígena na capital de Roraima, Boa Vista.


E apesar de estarem munidos de arcos e flechas os índios afirmam que a manifestação é pacífica.


Eles exigem a exoneração da Coordenadora do Distrito de Saúde Indígena Yanomami, Maria de Jesus do Nascimento.


Em todo o Estado, são mais de 300 comunidades Yanomami e 37 pólos-base para assistência à saúde. Mas segundo a liderança Júnior Hekurari Yanomami, falta de tudo um pouco nessas unidades: "Estamos ocupando o prédio do Distrito Yanomami por falta de saúde em área Yanomami.... poucos profissionais... tá com quatro meses sem visita de equipe nas comunidades mais afastado".


Hekurari denuncia ainda o alto índice de mortes entre os Yanomami, inclusive entre os internados na Casai, a Casa de Saúde do Índio:  "Relatório que a gente tem … motivo de morte... sem esclarecimento. Tem outros que morreram de desnutrição, diarréia, de pneumonia... principalmente crianças. 80% de crianças morrem de diarreia, desnutrição, por causa disso".

 

O líder indígena afirma que já encaminhou as demandas do povo à Sesai em Brasília.

 

Por telefone, a Assessoria do Ministério da Saúde informou que está em contato com os indígenas para entender os motivos da manifestação. E só após conversar com os índios, vai tomar uma decisão em relação à Coordenadora do Distrito.

 

No ano passado, uma manifestação semelhante derrubou a então Coordenadora, Joana Claudete. Logo após, assumiu a atual chefe do Distrito, Maria de Jesus.

 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Curitiba é a capital com melhor saneamento no Brasil, revela estudo

O Brasil apresentou uma ligeira melhora na cobertura de saneamento básico entre 2016 e 2019, segundo o ranking elaborado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, a ABES, e divulgado nesta terça-feira (15).

Baixar arquivo
Política

Prefeitura do Rio retoma vacinação de grávidas e puérperas

Grávidas  e mulheres que tiveram filhos há até dois meses, e que tenham comorbidades, podem se vacinar contra a covid-19 na cidade do Rio de Janeiro nesta terça-feira, 

Baixar arquivo
Cultura

Corpo de Bombeiros autoriza reabertura da Cidade do Samba no Rio

O Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro autorizou a reabertura da Cidade do Samba, espaço que concentra os barracões das grandes agremiações do carnaval, na Zona Portuária da capital.

Baixar arquivo
Esportes

Argentina empata com Chile em 1 a 1 pela Copa América

Argentina empata com Chile em 1 a 1. Confira os resultados da Copa América, com Bruno Mendes. 

Baixar arquivo
Geral

Após cheia recorde, níveis de rios no Amazonas começam a baixar

As águas começam a baixar no fenômeno conhecido como vazante.

Baixar arquivo