Neste domingo, dia 11, o Instituto Mamirauá irá devolver à natureza seis peixes-boi amazônicos.
A soltura acontecerá no Lago Arati, em frente à comunidade Vila Nova do Amanã, no Amazonas, e vai contar com atividades especiais para os moradores dessa e de outras comunidades da Reserva.
A soltura será feita durante um evento comunitário, organizado como forma de confraternização pela concretização de mais uma etapa de trabalho.
Além de poder presenciar a soltura dos animais, a população local poderá participar de concursos – de poesia e de desenho –, assistir a apresentações musicais e, por fim, participar de um almoço.
Os animais foram resgatados com poucos meses de vida e desacompanhados de suas mães – possivelmente vítimas de caça.
Desde então, recebem cuidados do Centro de Reabilitação de Peixe-Boi Amazônico de Base Comunitária, o “Centrinho”, localizado no município de Maraã, no Amazonas.
A equipe é grande e conta com a ajuda da comunidade local, como conta o veterinário do Instituto, Guilherme Guerra.
SONORA
Os seis peixes-boi, dois machos e quatro fêmeas, serão soltos na natureza por terem apresentado desenvolvimento adequado enquanto permaneceram no local.
O veterinário Guilherme explica a importância desse retorno ao ambiente natural:
SONORA
Para acompanhar o processo de readaptação ao ambiente natural, o Instituto irá monitorar o desempenho individual dos animais por meio de um cinto instalado na cauda, e equipado com transmissor de sinais de rádio.
Esse será o terceiro evento de soltura de peixes-boi reabilitados pelo Instituto Mamirauá.