logo Radioagência Nacional
Geral

Amapá lança Projeto Alôzinho para combater trotes

Baixar
Sheily Noleto
24/02/2015 - 19:45
Brasília

No Amapá, o Ciodes - Centro Integrado de Operações da Defesa Social – lançou nesta terça-feira, nova edição do Projeto Alôzinho.

 

A iniciativa pretende conscientizar a população sobre os prejuízos causados pelos trotes, especialmente estudantes entre 14 e 17 anos.

 

O projeto Alôzinho JÁ visitou 52 escolas em todos os bairros Da capital Macapá, alcançando mais de 10 mil alunos. Em 2013, foram registradas 156 mil chamadas falsas. Ano passado, houve queda em 19,5%, com 119 mil trotes.

 

Entre as ações do projeto estão palestras em sala de aula, oferecendo detalhes de como os trotes são prejudiciais ao serviço do Centro de Operação.

 

Depois da conversa, os estudantes visitam a estrutura da central de atendimento do CIODES, onde vão aprender como agir em casos de emergência, quais números devem ser acionados em cada situação e aprendem a importância do atendimento à população.

 

O projeto Alôzinho foi Criado com base na Lei Patrícia Gonçalves – bombeira que morreu ao sair para atender um trote -, e oferece além de palestras e visitas ao Ciodes, vídeos, peças teatrais, cartilhas e folders. A novidade deste ano é que o projeto pretende ir às praças da capital Macapá.

 

Além das atividades de conscientização, o Ciodes está com o novo sistema que identifica qualquer número, mesmo que esteja escondido por códigos.

 

E um acordo deve ser firmado com as operadoras telefônicas para que as linhas sejam bloqueadas após o trote, fazendo com que o autor da brincadeira tenha que ligar de volta para se desculpar com a central.

x