Casos de coqueluche aumentam no DF

Publicado em 06/02/2015 - 18:16 Por Jéssica Gonçalves - Brasília

A filha da médica Michelle Lopes teve coqueluche com menos de dois meses de idade. A doença foi transmitida pelo contato da mãe com outras crianças infectadas. Michelle conta que o diagnóstico demorou a sair, e que a bebê chegou a ter uma parada respiratória.

 

Os casos de coqueluche no Distrito Federal aumentaram 144% em 2014 em relação a 2013. No ano passado foram 301 casos, contra 123 no ano anterior. Segundo a Secretaria de Saúde do DF, quatro crianças com menos de um ano de idade morreram por causa da doença.

 

Enquanto o índice de contaminação no DF aumentou, o número de casos em todo o país caiu 24% no ano passado. A coqueluche possui ciclos e as ocorrências costumam aumentar a cada três anos e depois diminuir.


A doença, que também é conhecida como tosse comprida, é causada por uma bactéria e pode ser evitada por meio da vacina pentavalente, que também protege contra difteria, hepatite B, meningite e tétano. As doses são aplicadas três vezes nos seis primeiros meses de vida.


Os sintomas são parecidos com os de um resfriado, como tosse e febre baixa. A transmissão acontece principalmente por gotas de saliva da tosse, espirro ou fala.

Segundo a gerente de vigilância epidemiológica da Secretaria de Saúde do DF, Cristina Segatto, a doença se torna mais grave em crianças pequenas.


Desde novembro do ano passado, a rede pública distribui a vacina contra coqueluche para mulheres grávidas. A dose pode ser aplicada até no máximo 20 dias antes do parto. Profissionais que trabalham em UTIs neonatais e maternidades também podem ser imunizados.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo