No Mato Grosso, foram apreendidos 1.539 kg de pescado e 1.646 apetrechos utilizados na pesca predatória entre novembro do ano passado e a primeira quinzena de fevereiro deste ano, durante o período de defeso da piracema 2014/2015.
O balanço parcial realizado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente, foi divulgado nesta terça-feira (24), mostra ainda que foram aplicados R$ 73.893 em multas, além da apreensão de diversos materiais de pesca.
O período de piracema teve início no dia 1º de novembro, nos rios da Bacia Hidrográfica do Araguaia e 5 de novembro nos rios das Bacias do Amazonas e do Paraguai e termina no próximo sábado, dia 28 de fevereiro. Nesse período, a pesca e o transporte de pescado são proibidos em todos os rios de Mato Grosso, inclusive na modalidade pesque e solte. Os três municípios onde houve mais apreensões de pescado foram: Cuiabá, Barão de Melgaço e Poconé.
A Secretaria informou que em relação aos anos anteriores, houve uma redução no número de apreensões, embora o número de pessoas abordadas tenha aumentado.