20 animais de estimação na cidade de Anamã, no Amazonas, morreram após serem vacinados contra raiva. Nesta sexta-feira, uma equipe da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas vai investigar o que ocasionou as mortes.
A campanha de vacinação teve início na segunda-feira. Na quarta-feira a fundação foi notificada da morte de dez cachorros e dez gatos entre os 57 animais imunizados no município, que tem cerca de 10 mil habitantes.
Depois de suspender a campanha, a Secretaria de Saúde municipal enviou as vacinas para análise no Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas. Os casos só ocorreram na cidade de Anamã.
A vacina antirrábica é adquirida pelo Ministério da Saúde e enviada para os estados, e estes as repassam para os municípios.
O Instituto de Tecnologia no Paraná, responsável pela vacina, informou que no ano passado foram produzidos 10 milhões de doses e não havia nenhum registro de reação adversa nem óbito associado à imunização, até o caso da cidade amazonense.
A campanha antirrábica havia sido antecipada em municípios que podem sofrem com enchentes, entre eles: Anamã, Autazes, Barcelos, Humaitá, Nhamundá, Presidente Figueiredo e Uarini.