Atingidos por barragens ocupam Eletrobras em Rondônia

Publicado em 11/03/2015 - 15:30 Por Michele Moreira - Brasília

Cerca de 350 manifestantes do MAB, o Movimento dos Atingidos por Barragens, ocupam desde terça-feira (10) o prédio da Eletrobras Distribuição e Energia em Porto Velho, Rondônia. O grupo pede reunião com o governo federal para tratar problemas decorrentes da instalação de usinas hidrelétricas no estado, protesta contra o aumento da tarifa de luz e reivindica o fornecimento de energia para comunidades distantes.

 

Integram o movimento, famílias atingidas pela construção da Usina Samuel, além de moradores do Alto e Baixo Madeira afetados pelas usinas de Santo Antônio e Jirau.


Segundo o representante do movimento, João Dutra, a ação pretende abrir uma frente de negociação com o governo federal. Dutra denuncia que os consórcios responsáveis pelas usinas não têm cumprido com as obrigações previstas nos processos de licenciamento ambiental.

 


"Não foram feitos os reassentamentos para grande parte das famílias atingidas. Os pescadores, do Rio Madeira, como é o caso da comunidade de Abuña, não tem qualquer política de reestruturação de geração renda, nem mesmo a política assistencial".

 


A dona de casa Alzira Ferreira morava onde foi instalada a Usina Samuel e afirma que as famílias foram realocadas para uma área próxima, sem a menor infraestrutura.


"A gente não saiu dali para um lugar que tenha todos direitos. Nós saímos dali para sofrer com a inundação de água. Água, água. Tudo alagado".


O MAB estima que mais de mil famílias atingidas pela Usina Samuel deixaram de ser reassentadas e estão sem acesso a energia elétrica.


O diretor-presidente da Eletrobras em Rondônia, Luiz Carvalho, afirma que a maioria das reivindicações dos manifestantes está direcionada ao Governo Federal e que tem reunido esforços para buscar uma reunião entre o governo e o movimento.

 

Sobre a distribuição de energia no estado, Luiz Carvalho, afirma que está em andamento o programa federal Luz para Todos.

 

"Nós tínhamos uma meta para ligação em torno de 40 mil unidades. Nós já atingimos mais de 70 mil unidades ligadas. Mas ainda temos uma demanda a ser executada este ano de mais 6.400 unidades".


Ainda segundo Luiz Carvalho cerca de 14 mil moradias não possuem energia elétrica em Rondônia.


A Eletrobrás Eletronorte, que opera a Usina Samuel, foi procurada pela reportagem, mas não deu retorno até o fechamento desta edição, assim como a Energia Sustentável do Brasil, concessionária que administra a Usina Hidrelétrica Jirau.

 

A reportagem não conseguiu contato com o consórcio Santo Antônio Energia, concessionária responsável pela implantação e operação da Hidrelétrica Santo Antônio.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo