Um estudante de 23 anos será o segundo brasileiro a viajar para o espaço. Aluno de engenharia elétrica da Universidade de Brasília, Pedro Nehme será responsável por um experimento criado por estudantes de escolas públicas. A melhor proposta será selecionada pela Agência Espacial Brasileira.
Pedro é ex-bolsista do programa Ciência sem Fronteiras e fez estágio na Nasa, Agência Espacial Norte-americana. O brasiliense conta que foi selecionado depois que venceu um concurso com quase 130 mil participantes. Ele precisava acertar o local onde cairia um balão lançado do Deserto de Nevada, nos Estados Unidos.
Sonora: “Se você acertasse o ponto onde o balão iria estourar, você ganhava essa viagem pro espaço. Isso é justamente o que aconteceu. Eu dei o melhor palpite, e entre as 129 mil pessoas que estavam participando, eu ganhei a viagem”.
A viagem ainda não tem data marcada, mas deve acontecer no final deste ano. O veículo espacial que vai levar Pedro Nehme está sendo finalizado e, depois, será testado.
Enquanto isso, o estudante participa de treinamentos promovidos pela Agência Espacial Brasileira. Ele vai fazer testes de gravidade na Rússia e será acompanhado pelo centro de medicina aeroespacial da Força Área Brasileira no Rio de Janeiro.
Pedro fala da expectativa para a viagem.
Sonora: “Eu tinha sim vontade de ir pro espaço, quando criança e tudo mais, mas eu não esperava que fosse acontecer assim tão cedo. Então foi uma surpresa muito grande pra mim pra minha família, pra todo mundo. Estou tentando tirar o máximo de proveito dessa oportunidade”.
O voo será suborbital, ou seja, não entrará em órbita, e terá uma distância de aproximadamente 106 quilômetros da Terra. A viagem deve durar cerca de 1 hora.
O primeiro brasileiro a visitar o espaço foi o militar da Força Aérea, Marcos Pontes, em 2006. Ele passou dez dias na Estação Espacial Internacional a bordo de uma nave russa.