Após o choque elétrico que matou pai e filho no Jardim Botânico [em Brasília], neste domingo (5), tenente do Corpo de Bombeiros alerta para os cuidados com fiações elétricas nas ruas.
Segundo o Corpo de Bombeiros, as fiações de postes nas ruas têm uma carga elétrica muito maior que a das residências. Por isso, o cuidado deve ser redobrado. A primeira recomendação é que, caso algum fio de poste esteja solto ou próximo do chão, a CEB - Companhia Energética de Brasília - deve ser acionada para corrigir o problema.
Mesmo que, por acidente, alguém seja atingido pela corrente elétrica em fios de alta tensão, ninguém deve tentar retirar a vítima do contato com o fio, explica o tenente Jadson Lacerda. O ideal é procurar uma forma de desligar a corrente elétrica e ligar para o socorro.
SONORA
O tenente Lacerda ainda reforça a importância de ficar em casa, durante dias de tempestades, principalmente com incidência de raios. Se isso não for possível, é preciso passar o mais longe possível dos fios, em dias de chuva, já que a água conduz energia elétrica.
SONORA
No último domingo (5), Paulo Roberto de Alencar, de 65 anos, e o filho, Igor Simões de Alencar, de 30, morreram eletrocutados depois que um fio de alta tensão caiu sobre um carro. Segundo testemunhas, eles teriam tentado apagar as chamas no veículo com água de uma mangueira, o que atingiu os dois com uma forte descarga elétrica. Ainda não se sabe o que causou o rompimento do fio de alta tensão.
Em nota, a CEB informou que enviou técnicos após o acidente para prestar assistência, auxiliar na perícia e reconstruir a rede danificada, no local.
Qualquer ocorrência com eletricidade deve ser feita para a CEB, no telefone 116. Em caso de socorro, o Corpo de Bombeiros deve ser acionado no 193.