logo Radioagência Nacional
Geral

Instituto Nacional do Câncer condena uso de agrotóxicos

Baixar
Lígia Souto
08/04/2015 - 18:18
Rio de Janeiro

O Inca, Instituto Nacional de Câncer, condenou o uso de agrotóxicos em documento técnico lançado nesta quarta-feira. Seguindo evidências científicas e tendo como base recomendações da Organização Mundial da Saúde, o instituto elaborou o “Posicionamento público a respeito do uso de agrotóxicos”. Nele, além de alertar para os riscos do uso dessas substâncias, o Inca pretende fortalecer iniciativas de regulação e controle, além de incentivar alternativas agroecológicas, ou seja, a produção e o consumo de alimentos orgânicos.

 

O coordenador de Ensino do Inca, Luiz Felipe Pinto, destaca que o Brasil é o país que mais utiliza pesticidas e que esse aumento deverá ser sentido em alguns anos.

 

SONORA

 

O produtor de orgânicos Alcimar Espírito Santo ressalta a necessidade de libertar o agricultor familiar do modelo dominante de cultivar os alimentos, que utiliza o agrotóxico em larga escala. Ele diz que para isso, é preciso resgatar práticas ancestrais, utilizadas pelos antigos agricultores.

 

SONORA

 

O nutricionista do Inca, Fábio Gomes, ressalta que a presença de resíduos de agrotóxicos não ocorre apenas em alimentos in natura, mas também em produtos processados. Ele destaca os tipos de câncer mais comuns associados à exposição crônica a esses ingredientes.

 

SONORA

 

O documento técnico está disponível no site do Instituto, no endereço www.inca.gov.br

x