Yanomamis mantêm seis servidores reféns em aldeia de Roraima

Publicado em 07/05/2015 - 14:24 Por Graziele Bezerra - Brasília

Seis servidores da Secretaria Especial de Saúde indígena (Sesai) continuam em aldeia Yanomami, em Roraima. A princípio, 23 pessoas estavam impedidas de deixar o local. Algumas foram liberadas no decorrer da semana.

 

Segundo o coordenador da associação Hutukara Yanomami, Dário Kopenawa, nessa quarta-feira (6), com o apoio do Exército brasileiro, três servidores deixaram a aldeia.

 

Sonora: "Os treze que conseguiram pegar a carona do Exército estão aqui em Boa Vista.... todo mundo preocupado com a família, né?"

 

Além dos profissionais, quatro aviões, usados no transporte dos servidores, também estão na aldeia. Os índios protestam contra o atendimento à saúde, e exigem a exoneração da coordenadora do Distrito Especial de Saúde Indígena, Maria de Jesus.

 

A nossa reportagem fez diversos contatos com a coordenadora, mas ela não quis gravar entrevista. A Polícia Federal acompanha o caso mas não se manifestou sobre o assunto. A assessoria informou apenas que negocia com os índios a liberação dos demais servidores.

 

Em nota, a Sesai afirmou que está tomando todas as medidas necessárias para a remoção dos profissionais e informa ainda que os aviões retidos pelos manifestantes são utilizados para o transporte de equipes que atuam no atendimento de saúde aos indígenas de áreas remotas.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Economia

Indicador da confiança do empresário do comércio sobe 12,2%

O indicador da confiança do empresário do comércio subiu 12,2% neste mês de junho, na comparação com maio.  Esta é a primeira alta registrada este ano, após cinco quedas consecutivas que fizeram o índice ter um dos piores momentos de toda a série histórica.

Baixar arquivo
Cultura

Funarte realiza festival online que une dança e acessibilidade

A Fundação Nacional de Artes acaba de lançar o Festival Funarte Acessibilidança. Companhias de dança da Região Norte são as primeiras a mostrar o talento e a diversidade local, por meio de espetáculos premiados, em vídeos com audiodescrição e Libras.

Baixar arquivo
Política

Empresário Carlos Wizard não comparece na CPI da Pandemia

O presidente da CPI da Pandemia, senador Omar Aziz, vai pedir à Justiça a condução coercitiva do empresário Carlos Wizard à comissão e a retenção do passaporte dele. A decisão foi tomada antes da suspensão da reunião da comissão desta quinta-feira.

Baixar arquivo
Esportes

Sport e Grêmio duelam na expectativa pela reestreia de Douglas Costa

Ainda sem vencer no Campeonato Brasileiro, Sport e Grêmio se enfrentam nesta quinta-feira (17), às 19h, na Ilha do Retiro, em Recife, em busca da reabilitação na competição. Os times figuram na zona de rebaixamento.

Baixar arquivo
Economia

Pesquisa do IBGE mostra crescimento no setor da contrução em 2019

A indústria da construção no Brasil gerou R$ 288 bilhões em valor de incorporações, obras e serviços em 2019. O montante representa um crescimento anual de1,5%, registrado após dois anos consecutivos de retração. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira pelo IBGE.

Baixar arquivo
Saúde

Covid-19: Justiça de MG suspende vacinação de estudantes em Betim

Depois de o município de Betim, em Minas Gerais, iniciar a vacinação de estudantes de 12 a 14 anos, a justiça mineira suspendeu a medida. Mas a prefeitura anunciou que está recorrendo da decisão.

Baixar arquivo