A Operação Malha Verde do Ibama, no Amapá, autuou 304 pessoas e aplicou 5 milhões e 500 mil reais em multas.
As investigações começaram em 2013 e identificaram um esquema ilegal na venda de madeira. Produtos nobres eram registrados como sobras da indústria de laminação e comercializados em 13 estados do país.
A fraude envolvia sete empresas amapaenses que lançavam dados falsos no DOF, o Documento de Origem Florestal, que controla o transporte de madeira no País. Cerca de cinco mil metros cúbicos eram transportados e comercializados com outras 75 empresas.
A Superintendente Substituta do Ibama no Amapá, Márcia Bueno, explica como o esquema foi descoberto.
Sonora “Essa Operação Malha Verde, foi feita a partir de análises no Sistema DOF. Com essas análises, verificou que estava entrando no sistema, aqui do Amapá, venda de rolete – que são resíduos da laminação, o '‘restinho’' que sobra quando é feita a laminação da madeira. Só que no Amapá não existe nenhuma laminação. Então, foi feita a vistoria nessas empresas e verificou que, realmente, elas não tinham as máquinas para fazer o rolete. Foi feita a vistoria e verificou que não era rolete, era outro tipo de madeira que estava saindo como sendo resíduo dessa indústria de laminação.”
A operação Malha Verde iniciou em março. Segundo o Ibama, trezentos e três suspeitos de participação na fraude já foram responsabilizados administrativamente e denunciados ao Ministério Público por crime ambiental. O processo envolvendo o último acusado identificado no esquema ainda está em andamento.
![Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Arquivo economia ilustração 2
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Arquivo](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Paulo Pinto/Agência Brasil São Paulo (SP), 16/01/2025 - Forte chuva no centro de São Paulo no final da tarde. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)
![Tomaz Silva/Agência Brasil População caminha no centro de Duque de Caxias, primeiro município do Rio de Janeiro a flexibilizar o uso de máscara.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Alile Dara Onawale/Sony Picutres Brasília (DF), 23/01/2025 - Cena do filme Ainda estou aqui. Foto: Alile Dara Onawale/Sony Picutres](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Rafael Catarcione/Prefeitura do Rio Carnaval 2024 - Sambódromo da Marquês de Sapucaí - 10/02/2024. Unidos de Padre Miguel - Foto: Rafael Catarcione/Prefeitura do Rio](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)