A troca de cabos do bondinho do Pão de Açúcar, programada para esta segunda-feira (22), foi suspensa. O Ministério do Trabalho e Emprego constatou irregularidades durante auditoria no trabalho de manutenção das instalações do bondinho, que fica na Urca, Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro.
De acordo com os fiscais, normas de segurança estavam sendo descumpridas e ameaçavam à vida e à saúde dos trabalhadores. A Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar, responsável pela manutenção do Bondinho, disse que a interrupção acontece até que toda a documentação da operação esteja de acordo com as exigências do Ministério do Trabalho.
Na notificação entregue à companhia, os fiscais do trabalho exigem a capacitação dos trabalhadores para a atividade; a elaboração de análise de riscos considerando tópicos da Norma Regulamentadora 35 e o planejamento do serviço.
De acordo com a Companhia Caminho Aéreo, a interdição nas operações de manutenção não afetou o funcionamento do Parque do Pão de Açúcar, e o bondinho funciona normalmente.