logo Radioagência Nacional
Geral

CGU processa 30 empresas que | tiveram contratos com a Petrobras

Baixar
Sayonara Moreno
16/07/2015 - 18:26
Brasília (DF)

A Controladoria Geral da União, já instaurou até agora 30 processos contra empresas investigadas por contratos fraudulentos com a Petrobras.

 

A declaração foi feita, nesta quinta-feira (16), pelo ministro da CGU, Valdir Moysés Simão, durante audiência pública da CPI da Petrobras.

 

Segundo o ministro, seis empresas já demonstraram interesse em firmar acordo de leniência, que prevê a redução de pena, em troca de informações que ajudem nas investigações.

 

Valdir Moysés Simão explicou aos parlamentares que os acordos de leniência são permitidos por lei e são iniciados apenas se as empresas investigadas demonstrarem interesse e tomarem a iniciativa.

 

O ministro disse também que até o fim deste ano deve concluir 19 processos disciplinares contra 58 ex-dirigentes e empregados da estatal, envolvidos na Operação Lava Jato.

 

Simão ainda rebateu a declaração do deputado Onyx Lorenzoni de que a CGU é conivente com os casos de corrupção da Petrobras.

 

Mas, o ministro admitiu que a estatal precisa de regras específicas e deve garantir que o processo decisório de compras seja equilibrado e com transparência.

 

Também participou da audiência o ministro-chefe da Advocacia-Geral da União Luis Inácio Adams, que defendeu os acordos de leniência e ressaltou que o fato de as empresas serem beneficiadas com a redução da pena não impede o combate à corrupção.

x