Com quase dois séculos de história, o Arco do Triunfo, que fica em Paris, na França, foi inaugurado em 29 de julho de 1836. O monumento foi construído por Napoleão para homenagear os heróis de guerra franceses. Sua construção foi iniciada em 1806, mas a obra só foi concluída 30 anos depois, no reinado de Luís Filipe.
O monumento detém gravados os nomes de 128 batalhas e 558 generais. Com 50 metros de altura, 45 metros de largura e 22 metros de profundidade, recebeu em sua base o Túmulo do Soldado Desconhecido, na Primeira Guerra Mundial.
O arco fica localizado na praça Charles de Gaulle, no encontro das avenidas Charles de Gaulle e Champs-Élysées, essa última, considerada a mais bela avenida do mundo.
O monumento foi concebido por Jean Chalgrin inspirado no modelo do arco de Tito, em Roma, na Itália. É também chamado Arco de Etoile por estar no cruzamento de várias avenidas em forma de estrela.
De arquitetura neoclássica, o arco é composto por quatro grandes pilares que proporcionam a passagem por meio de duas entradas frontais maiores e duas laterais menores. Os pilares apresentam, ao centro, um grupo de esculturas com cenas das grandes campanhas napoleônicas.
Com um terraço panorâmico e esculturas do século XIX, o Arco do Triunfo é um dos monumentos mais visitados da capital francesa, perdendo apenas para a Torre Eiffel. Sua grandiosidade permite compreender a história do monumento e sua importância simbólica.
História Hoje: Programete sobre fatos históricos relacionados às datas do calendário. É publicado desegunda a sexta-feira.