A prefeitura de Duque de Caxias inaugurou, nesta quarta-feira, um Centro Municipal de Vacinas. Mas ainda não tem previsão de quando vai contratar mais profissionais de saúde, que já estão em falta na rede municipal. Por enquanto, o centro de vacinas vai receber colaboradores remanejados de outras unidades.
O secretário municipal de saúde, Camilo Junqueira, afirmou que a prefeitura está avaliando a demanda das unidades de saúde e pode anunciar um concurso até o início do ano que vem.
Mesmo sem o reforço no quadro de funcionários, a prefeitura garantiu o funcionamento do Centro de Vacinas, que passou a ser a primeira unidade da Baixada Fluminense, que irá dispor de vacinas especiais como Hepatite B, Febre Amarela, antirrábica e difteria.
Por enquanto, o centro funciona como uma central de gerenciamento e distribuição das vacinas de uso regular do calendário do Ministério da Saúde. De acordo com a secretaria, a estimativa é de que cerca de duzentas pessoas sejam atendidas por dia, no local.
O próximo passo da prefeitura é tentar transformar a unidade em um CRIE, Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais.
Para isso, é necessário passar por um credenciamento junto ao Ministério da Saúde. Os CRIES recebem vacinas especiais não previstas no calendário vacinal oficial de vacinação. Como as vacinas Anti-hepatite B e contra o vírus influenza .