logo Radioagência Nacional
Geral

Praça Digital está interditada há quase dois anos na orla de Parintins

Baixar
Brasília
07/07/2015 - 10:44
Brasília

Um ponto de encontro à beira do Rio Amazonas. Bom, pelo menos deveria ser assim, mas a Praça Cristo Redentor, na orla de Parintins, está interditada há quase dois anos.

 

A obra foi inaugurada em 2007 para abrigar restaurantes, lanchonetes e eventos, e custou cerca de R$ 3,5 milhões aos cofres municipais. Depois desse período, passou por três reformas.

 

O parintinense Jóber Gomes, de 39 anos, trabalha no local, que também serve para atracar embarcações. Ele lamenta o descaso com o espaço, conhecido ainda como Praça Digital.

 

Sonora: "Inicialmente, além de aportar as embarcações de pequeno e médio porte, servia também como área de lazer para os jovens acessarem a internet, por isso o nome da praça, chamada digital, né? Porque tinha o sinal livre. Só que já tem um bom tempo que não tem sinal e a praça tá interditada devido a má obra."

 

Segundo o prefeito Alexandre da Carbrás, a força do rio Amazonas foi o que afetou a estrutura da praça. E laudos emitidos por engenheiros da Universidade Federal do estado sugeriram o fechamento do local.

 

Sonora: "Logo no início de 2013 teve uma parte de baixo da praça que houve uma erosão muito grande que inclusive afetou a parte inferior, um piso inferior que existe embaixo da praça. O fato é que os engenheiros da Universidade Federal do Amazonas nos mandaram um laudo condenando toda aquela estrutura sob risco, inclusive, que se continuasse aberta poderia a vir realmente a cair, de repente, que Deus o livre, vitimar alguém."

 

A prefeitura alega que não tem dinheiro para investir na revitalização da praça e afirma que encaminhou ao Ministério do Turismo projetos prevendo a reestruturação do local.

 

No último fim de semana de junho, o governador do estado, José Melo, esteve em Parintins e anunciou investimentos da ordem de R$ 23 milhões para melhorias na infraestrutura da cidade. 

x