Um terremoto de 8.3 na escala Richter abalou a costa do Chile, às 19h54, horário de Brasília. O epicentro ocorreu a uma distância de 230 quilômetros de Santiago, capital do Chile. A Marinha e o Ministério do Interior do Chile emitiram alerta de tsunami.
Conforme o professor João Rosa, do Instituto de Geociências da Universidade de Brasília, o evento liberou entre três e quatro vezes mais energia do que o terremoto ocorrido em Porto Príncipe no Haiti, em 2010. Segundo o professor, o terremoto foi sentido no Brasil.
Conforme o professor João Rosa, da UnB, o terremoto foi de grande magnitude e tende a ocorrer em intervalos de oito a dez anos.
O Chile está situado em uma das zonas de atividade sísmica mais intensas do mundo. Naquela região, duas grandes placas tectônicas se encontram, a placa Nazca e a placa da América do Sul.
Segundo a agência de notícias da Argentina, Telam, o terremoto foi sentido mais fortemente nas regiões de Atacama, Coquimbo, Valparaíso, Metropolitana e Maule. O terremoto durou cerca de cinco minutos.