logo Radioagência Nacional
Geral

Ex-governador do Mato Grosso vai entrar na lista da Interpol

Baixar
Michelle Moreira
17/09/2015 - 17:09
Brasília (DF)

O nome do ex-governador do Mato Grosso, o peemedebista Silval Barbosa, vai ser inserido no banco de dados de foragidos da Interpol, a Polícia Internacional. A solicitação foi feita na quarta-feira (16) à Polícia Federal, responsável por fazer o encaminhamento.

 

Ele está foragido desde a última terça-feira (15), quando teve a prisão preventiva decretada depois que as investigações da Operação Sodoma apontaram sua participação em crimes de corrupção e lavagem de dinheiro durante seu governo.

 

Também na quarta-feira, os advogados do ex-governador entraram com pedido de habeas corpus no Tribunal de Justiça do estado. A solicitação vai ser analisada pelo desembargador Alberto Ferreira de Souza.

 

Os ex-secretários do governo de Silval Barbosa, Pedro Nadaf, da Casa Civil, e Marcel de Cursi, da Fazenda, estão presos acusados de envolvimento no esquema.

 

As investigações da Operação Sodoma apontaram que a antiga Secretaria de Estado da Indústria e Comércio, Minas e Energia, atual Secretaria de Desenvolvimento Econômico, concedeu incentivos fiscais por meio do programa Prodeic de forma irregular para algumas empresas. Elas teriam sido beneficiadas pelo ex-secretário Pedro Nadaf, que teria recebido R$ 2,6 milhões em propina para manutenção de benefícios.

 

As ações da Operação Sodoma são coordenadas pela Delegacia de Combate à Corrupção, com apoio do efetivo e logística das demais unidades especializadas das polícias Civil e Militar, além de toda a estrutura da Secretaria de Segurança Pública especializada da área de Inteligência e do Laboratório de Combate a Lavagem de Dinheiro.

x