O Ibama pediu adequações à Norte Energia para liberar o enchimento do reservatório da Usina Hidrelétrica Belo Monte, no Pará.
Segundo informações da empresa responsável pela obra, esse enchimento é fundamental para que as primeiras turbinas da usina comecem a funcionar.
A previsão inicial para a realização desse trabalho era novembro, mas com os pedidos de adequação, o cronograma pode atrasar.
Entre as 12 recomendações feitas pelo Ibama à Norte Energia, estão a conclusão de obras de saneamento básico e de pontes e passarelas em Altamira. A cidade, a 760 quilômetros de Belém, recebe os impactos diretos provocados pelo empreendimento.
O Ibama também cobra a conclusão do remanejamento das famílias atingidas pela obra, principalmente na área urbana de Altamira. A Norte Energia deve comprovar ainda a operação do sistema de abastecimento de água e apresentação do cronograma para operação do sistema de esgoto na cidade.
Em nota, a Norte Energia afirma que os 12 itens apontados pelo Ibama estão concluídos, como as obras de acesso viário, a supressão de vegetação e a parte de saneamento.
A empresa informou que vai comprovar o atendimento dos itens do Programa Básico Ambiental ainda nesta semana, por meio de mapa de localização das interferências, descrição das obras realizadas e registro fotográfico do que foi executado.
A nota esclarece ainda que o Ibama não negou a Licença de Operação para o empreendimento, nem impôs novas condicionantes. Por fim, afirma que a solicitação do Ibama não tem nenhum efeito sobre o andamento das obras de Belo Monte, que continuam em plena execução.
![REUTERS/China Daily/Proibida reproduçao Homem usando máscara de proteção trabalha numa usina siderúrgica. 2/3/2020. China Daily via REUTERS](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Coredec/Santa Catarina. Santa Catarina 07/12/2024 Chuva intensa em Santa Catarina causa alagamentos e inundações em diversas regiões. Foto: Coredec/Santa Catarina.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Tânia Rêgo/Agência Brasil Cristo Redentor completa 90 anos.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sno5qi)
![Arquivo/Valter Campanato/Agência Brasil Roberto Jefferson fala à imprensa no Palácio do Planalto](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcelo Camargo/Agência Brasil Brasília (DF) 15/03/2024 – A partir de hoje (15) de março, parte da liquidação interbancária da cobrança do documento será feita no mesmo dia do pagamento
A novidade é mais um projeto de modernização feito pelo setor bancário na modalidade de boletos, que englobará 136 bancos e será mandatória. Com a mudança, se o cliente pagar o boleto até *às 13h30, o cobrador poderá receber o dinheiro no mesmo dia, dependendo do contrato que ele tenha com a sua instituição financeira. Se o pagamento for feito após *às 13h30, a liquidação ocorrerá no dia seguinte.
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)