Círio de Nazaré segue até 26 de outubro

Publicado em 12/10/2015 - 13:20 Por Ariane Póvoa - Belém (PA)

Manifestações de fé, emoção e solidariedade transformaram a capital paraense nesse domingo (11). O Círio de Nazaré, em Belém, no Pará, maior procissão católica do país, reuniu mais de 2 milhões de pessoas, de acordo com a diretoria da festa. A romaria ocorre todo segundo domingo de outubro.

 

Durante as cinco horas de procissão, fiéis pagaram promessas e prestaram homenagens a Nossa Senhora de Nazaré, considerada padroeira do Pará e Rainha da Amazônia. A imagem peregrina da santa partiu da Catedral de Belém, no Largo da Sé, às 6h30 da manhã.

 

O percurso de 3,6 quilômetros foi concluído por volta das 11h30, quando então a imagem chegou à Praça Santuário, onde vai ficar exposta em um altar por 15 dias.

 

Cerca de 7 mil pessoas conduziram a corda que puxa a berlinda com a imagem peregrina de Nossa Senhora.

 

Muitos pagadores de promessas fizeram o percurso descalços ou de joelhos, como é o caso de Jane Silva, de 42 anos.

 

Sonora: "“Foi pela saúde da minha mãe, que tinha leucemia, e da minha filha, que tinha epilepsia. Aí eu peguei e fiz a promessa e, graças a Deus e Nossa senhora de Nazaré, elas estão curadas.”

 

O colombiano Wilson Carbarra está no Pará pela primeira vez. A convite da noiva, a paraense Rita Casado, ele veio participar das festividades do Círio de Nazaré.

 

Sonora: "É a primeira vez aqui no Círio e no Pará. Parece maravilhosa a procissão do Círio, que na Colômbia é comparada à Semana Santa."

 

Com os pés descalços, a paraense Albani Oliveira, de 53 anos, carregava a maquete de uma casa na cabeça, para agradecer a conquista da casa própria.

 

Sonora: "Eu consegui mudar de casa para uma casa maior, um conforto maior pra minha família. Eu pedi, no Círio passado, que Nossa Senhora me desse essa graça. E eu ganhei a graça."

 

Durante todo o percurso, pessoas ajudam os promesseiros, estendendo caixas de papelão pelo caminho, para que eles consigam cumprir as promessas. Além disso, milhares de voluntários da Força Estadual de Saúde e da Cruz Vermelha retiram da multidão os devotos que se sentem mal durante a romaria.

 

Além de uma procissão católica, o Círio de Nazaré é uma grande manifestação cultural. Em dezembro de 2013, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) reconheceu a festividade como Patrimônio Cultural e Imaterial da Humanidade.

 

As romarias oficiais do Círio são realizadas há 223 anos. A grande procissão foi concluída, mas outras seis romarias acontecem no próximo fim de semana. A concha acústica da Praça Santuário vai receber atrações até o dia 26 de outubro.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Regime militar se rende a ruralistas após pressão e ameaças de levante

Este é o quarto episódio do podcast Golpe de 64: Perdas e Danos, com o título "Ação e Reação" continuamos a falar de Reforma Agrária que era considerada a mãe das Reformas Estruturais de Base, propostas pelo ex-presidente João Goulart, no histórico comício dos 200 mil, na Cent

Baixar arquivo
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo