Neymar é o sétimo brasileiro a concorrer à Bola de Ouro da Fifa

Publicado em 01/12/2015 - 09:40 Por Pedro Pontes - Brasília

Neymar pode não ser o favorito, mas concorre ao prêmio de melhor jogador do mundo em 2015. O atacante do Barcelona é finalista da Bola de Ouro junto com o companheiro de clube, Lionel Messi, e Cristiano Ronaldo, do Real Madrid. Neymar é o primeiro brasileiro a concorrer ao título, desde 2007, quando Kaká foi eleito o melhor do mundo.


De 22 de novembro de 2014 até 20 de novembro deste ano, Neymar marcou 44 gols e deu 13 assistências em 60 jogos. Durante o mesmo período, Messi disputou 60 partidas, marcou 57 gols e deu 23 passes perfeitos. O argentino já ganhou o prêmio quatro vezes.


O português Cristiano Ronaldo concorre como o melhor do mundo pela oitava vez. O atacante do Real Madrid já ganhou três bolas de ouro. Os números de CR7 também impressionam. Em 56 jogos, Cristiano Ronaldo fez 55 gols e deu 17 assistências.


Neymar é o sétimo brasileiro entre os finalistas do prêmio de melhor jogador do mundo. Já venceram Romário, em 1994; Ronaldo, em 1996, 1997 e 2002; Rivaldo, em 1999; Ronaldinho, em 2004 e 2005 e Kaká, em 2007. Roberto Carlos ficou na segunda colocação, em 1997.


Os oito troféus colocam o país ainda como recordista de conquistas. O brasileiro com mais indicações é Ronaldo Fenômeno, com cinco, enquanto Kaká foi o último vencedor justamente no ano em que superou Messi e Cristiano Ronaldo, que passariam a se revezar no topo do mundo a partir de 2008.


Neymar já participou da Festa de Gala da Fifa quando conquistou o Prêmio Puskás, em 2011, pelo golaço marcado contra o Flamengo em jogo com o Santos – clube que atuava - durante o Campeonato Brasileiro.


Mas não foi apenas Neymar que comemorou por estar entre os craques do ano. O Santos deve receber 2 milhões de euros, cerca R$ 8 milhões, caso o ex-jogador do peixe ganhe a Bola de Ouro. O contrato de venda de Neymar ao Barcelona, elaborado em 2013, prevê o prêmio ao Santos se o jogador ficar entre os três melhores do mundo. O presidente do clube santista, Modesto Roma Júnior, porém, acredita que o valor só será pago pelos espanhóis em 2016 e prefere não fazer planos antes de receber o dinheiro.


O melhor jogador do mundo, em 2015, será conhecido em evento de gala no dia 11 de janeiro, na sede da Fifa, entidade máxima do futebol, em Zurique, na Suíça.

Últimas notícias
Educação

No Rio o Trilha Empreendedora vai atender alunos de outras 76 escolas

Mais alunos da rede pública do estado do Rio de Janeiro terão oportunidade extra de capacitação e aproximação com o mercado de trabalho em 2022.

Baixar arquivo
Geral

Criado Programa de Operações de Proteção Etnoambiental e Territorial

Com o objetivo de responder a eventuais situações de urgência e emergência enfrentadas por povos indígenas, a Funai criou o Programa de Operações Especiais de Proteção Etnoambiental e Territorial.

Baixar arquivo
Saúde

Dose de reforço é indicada após 30 dias dos sintomas da covid

 A recomendação é de que se aguarde pelo menos quatro semanas após o início dos sintomas da covid, ou após o resultado positivo no teste PCR. ou de confirmação da gripe ou doenças respiratórias.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Onda de forte calor deve diminuir esta semana na região Sul

O calor intenso deve permanecer até quarta-feira (26), quando uma frente fria deve passar a atuar no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná — derrubando as temperaturas a partir de quinta-feira (27).

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Butantan oferece atividades virtuais de ciências para as crianças

Com museus e parque fechados para visitação por causa da pandemia, o Instituto Butantan, localizado em São Paulo, disponibiliza, a partir desta segunda-feira (24), uma programação online gratuita para crianças e adultos.

Baixar arquivo
Economia

Um a cada cinco brasileiros só utiliza conta bancária digital

As contas bancárias digitais, aquelas que só funcionam pela internet, deixaram de ser mais um modismo e caíram no gosto popular, diz pesquisa do Instituto Locomotiva.

Baixar arquivo