Neymar é o sétimo brasileiro a concorrer à Bola de Ouro da Fifa

Publicado em 01/12/2015 - 09:40 Por Pedro Pontes - Brasília

Neymar pode não ser o favorito, mas concorre ao prêmio de melhor jogador do mundo em 2015. O atacante do Barcelona é finalista da Bola de Ouro junto com o companheiro de clube, Lionel Messi, e Cristiano Ronaldo, do Real Madrid. Neymar é o primeiro brasileiro a concorrer ao título, desde 2007, quando Kaká foi eleito o melhor do mundo.


De 22 de novembro de 2014 até 20 de novembro deste ano, Neymar marcou 44 gols e deu 13 assistências em 60 jogos. Durante o mesmo período, Messi disputou 60 partidas, marcou 57 gols e deu 23 passes perfeitos. O argentino já ganhou o prêmio quatro vezes.


O português Cristiano Ronaldo concorre como o melhor do mundo pela oitava vez. O atacante do Real Madrid já ganhou três bolas de ouro. Os números de CR7 também impressionam. Em 56 jogos, Cristiano Ronaldo fez 55 gols e deu 17 assistências.


Neymar é o sétimo brasileiro entre os finalistas do prêmio de melhor jogador do mundo. Já venceram Romário, em 1994; Ronaldo, em 1996, 1997 e 2002; Rivaldo, em 1999; Ronaldinho, em 2004 e 2005 e Kaká, em 2007. Roberto Carlos ficou na segunda colocação, em 1997.


Os oito troféus colocam o país ainda como recordista de conquistas. O brasileiro com mais indicações é Ronaldo Fenômeno, com cinco, enquanto Kaká foi o último vencedor justamente no ano em que superou Messi e Cristiano Ronaldo, que passariam a se revezar no topo do mundo a partir de 2008.


Neymar já participou da Festa de Gala da Fifa quando conquistou o Prêmio Puskás, em 2011, pelo golaço marcado contra o Flamengo em jogo com o Santos – clube que atuava - durante o Campeonato Brasileiro.


Mas não foi apenas Neymar que comemorou por estar entre os craques do ano. O Santos deve receber 2 milhões de euros, cerca R$ 8 milhões, caso o ex-jogador do peixe ganhe a Bola de Ouro. O contrato de venda de Neymar ao Barcelona, elaborado em 2013, prevê o prêmio ao Santos se o jogador ficar entre os três melhores do mundo. O presidente do clube santista, Modesto Roma Júnior, porém, acredita que o valor só será pago pelos espanhóis em 2016 e prefere não fazer planos antes de receber o dinheiro.


O melhor jogador do mundo, em 2015, será conhecido em evento de gala no dia 11 de janeiro, na sede da Fifa, entidade máxima do futebol, em Zurique, na Suíça.

Últimas notícias
Esportes

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo
Geral

Qual é a vantagem de entregar o Imposto de Renda no início do prazo?

Série Tira-Dúvidas do IR 2024 responde quais são as vantagens e desvantagens de entregar o Imposto de Renda no início do prazo. 

Baixar arquivo
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo