Defesa de réu da Operação Zelotes critica criminalização de lobby

Publicado em 25/01/2016 - 21:55 Por Lucas Pordeus Leon - Brasília

O juiz responsável pela Operação Zelotes, Vallisney de Souza Oliveira, ouviu nesta segunda-feira (25), oito testemunhas de defesa, entre elas, o ex-ministro Gilberto Carvalho e o secretário do Ministério da Fazenda, Diogo Oliveira.

 

A Operação Zelotes, da Polícia Federal, investiga suposta fraude em julgamentos do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), ligado ao Ministério da Fazenda. O Conselho teria retirado parte das dívidas de empresas com a Receita em troca de propinas. A operação também investiga suposta compra de medidas provisórias.

 

Entre os envolvidos, estão lobistas acusados de comprar medidas provisórias que beneficiaram o setor automotivo. O Ministério Público denunciou 15 pessoas. Seis estão presas preventivamente. O advogado Marcelo Leal, que representa o réu Alexandre Paes, ficou satisfeito com a fala da testemunha de defesa, professora Andréa Cristina Gozzeto, e criticou a criminalização do lobby.

 

A acusação reconheceu a legalidade do lobby, mas disse que quando há pagamento de propina ele se torna ilegal. Segundo a defesa, não há provas de recebimento de propinas.

 

O último a falar foi o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Dyogo Oliveira. Ele ajudou a fazer a medida provisória e negou irregularidades. No final do depoimento do secretário, ocorreu um bate-boca entre advogados de defesa e o representante do Ministério Público a respeito do andamento das investigações.

 

A confusão ocorreu porque a defesa questionou a possibilidade da apresentação de novas provas, uma vez que a denúncia já foi feita e o processo já estaria em outra fase, a da apresentação da defesa dos réus.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo