Após reunião com ministros e governadores, a presidenta Dilma Rousseff afirmou que o país precisa se mobilizar para vencer a luta contra o mosquito Aedes aegypti.
A presidenta conversou por videoconferência com os governadores de Pernambuco, Paraíba, São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia e pediu a participação dos governos estaduais e municipais e dos cidadãos para combater o inseto.
Dilma disse que como o país ainda não tem uma vacina para combater as doenças transmitidas pelo mosquisto – dengue, chikungunya e zika -, o melhor remédio é acabar com possíveis criadouros do Aedes aegypti, onde tenha água parada.
Ela ainda destacou que o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, informou que os primeiros testes para a vacina da dengue começam na próxima segunda-feira (1º).
O ministro da Saúde, Marcelo Castro, concordou que é necessário o compromisso de todos para resolver o problema. Ele respondeu as críticas de que o governo começou a agir tarde.
No próximo dia 4, todos os hospitais que atendem pacientes do Sistema Único de Saúde vão fazer uma faxina em seus prédios.
No dia 13 de fevereiro haverá uma mobilização nacional, onde 220 mil militares das Forças Armadas vão visitar as casas para entregar panfletos e explicar aos moradores a importância de combater focos do mosquito.





