A cidade maravilhosa completou 451 anos de fundação nesta terça-feira (1º). E a festa não seria completa sem a tradicional celebração na Rua da Carioca com direito a bolo gigante. Dessa vez, foram 20 metros e 16 centímetros em referência a 2016, nosso ano olímpico. Mais de dois mil ovos e 250 quilos de farinha foram necessários para a confecção do bolo que foi devorado por centenas de pessoas, como Fernanda dos Santos, que tem seus desejos para a nova primavera do Rio de Janeiro. Já seu filho, Diogo, de cinco anos só queria saber de uma coisa.
A festa é organização pela Associação de Amigos da Rua da Carioca. Apesar de o Rio de Janeiro hoje ser associado mais ao Pão de Açúcar ou às praias da zona Sul, o presidente da associação, Roberto Cury, defende a importância de uma celebração no Centro da cidade.
O secretário municipal de Cultura, Marcelo Calero, acredita que a ocasião é uma chance para pensar o futuro da cidade.
A festa na Rua da Carioca também contou com a presença do cardeal do Rio de Janeiro Dom Orani Tempesta, que chegou carregando a imagem peregrina de São Sebastião, padroeiro da cidade. Dom Orani proferiu uma pequena benção à cidade e ao bolo antes que ele fosse partido para distribuição ao público.