Comissão Pastoral da Terra lança relatório sobre conflitos no campo

Publicado em 15/04/2016 - 20:00 Por Renata Martins - Brasília

Cinquenta pessoas foram assassinadas em 2015 no Brasil em decorrência de conflitos no campo. O número é 39% maior que em 2014. Os estados da Amazônia Legal concentraram a maioria das mortes.

 

Foram 47 na região. Com 20 assassinatos, Rondônia é o estado com o maior número de mortes no campo, seguido do Pará com 19 ocorrências.

 

Os dados são do relatório CONFLITOS NO CAMPO BRASIL 2015, que reúne dados sobre os conflitos e violências sofridas pelos trabalhadores e trabalhadoras do campo brasileiro, incluindo indígenas, quilombolas e outros povos tradicionais.

 

Para o geógrafo e professor Ariovaldo Umbelino, os assassinatos se concentram na região porque lá  está o maior estoque de terras públicas do país.

 

Dom Enemésio Lazzaris, presidente da Comissão Pastoral da Terra, CPT, destacou que além dos conflitos de terra terem aumentado muito, também cresceram os conflitos pela água, que registraram duas mortes.

 

O material foi lançado nessa sexta-feira pela Comissão Pastoral da Terra, CPT, no estacionamento do estádio Nacional Mane Garrincha, em Brasília. No local, que recebe o nome de Acampamento Nacional pela Democracia, também estão concentrados manifestantes contrários ao impeachment da presidenta Dilma Rousseff.

Últimas notícias
Geral

Indígenas marcham rumo ao Congresso para cobrar demarcação de terras

Uma sessão solene no plenário da Câmara dos Deputados homenageou os 20 anos do Acampamento Terra Livre.

Baixar arquivo
Geral

Calor fora de época vai durar até fim de abril

Nos próximos dias, a escalada da temperatura vai afetar principalmente as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Denúncia de crimes ambientais coloca jornalistas em risco na Amazônia

Nos últimos dez anos, foram registrados 230 casos de violência contra a liberdade de imprensa nos noves estados que compõem a Amazônia Legal. Pará é o estado mais violento para jornalistas, seguido do Amazonas e Mato Grosso.   

Baixar arquivo
Economia

Receita libera consulta ao lote residual do Imposto de Renda de 2023

O lote refere-se a contribuintes que caíram na malha fina, mas regularizam a situação. A maior parte do valor é para contribuintes com prioridade no recebimento, como idosos e pessoas com deficiência.  

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisa do Ministério vai analisar saúde e nutrição de crianças

Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI) visitará 15 mil famílias no país para avaliar as práticas de aleitamento materno, os hábitos alimentares, o peso, a altura e a deficiência de vitaminas e minerais em crianças brasileiras de até 6 anos e suas mães. 

Baixar arquivo
Geral

Governo divulga novas regras de segurança para dia da prova do CNU

As provas serão no próximo dia 5 e vão ocorrer em 228 cidades; mais de 2,1 milhões de pessoas foram confirmadas.

Baixar arquivo