logo Radioagência Nacional
Geral

Evento-teste das Olimpíadas reúne 700 atletas do tiro esportivo

Baixar
Nanna Pôssa
15/04/2016 - 15:59
Rio de Janeiro

O Centro Nacional de Tiro Esportivo, no Parque Olímpico de Deodoro, recebe a Copa do Mundo da modalidade. O evento-teste para os Jogos Olímpicos rio 2016 reúne aproximadamente 700 atletas de 90 países. O local da competição foi construído em 2007 para os Jogos PanAmericanos no Rio.

 

Para receber as Olimpíadas a instalação passou por reforma e ampliação com investimento de mais de R$ 38 milhões.  As provas começaram nesta sexta-feira e vão até o dia 24 de abril.

 

A competição faz parte do calendário da Federação Internacional de Tiro Esportivo e conta pontos para o ranking mundial. 29 brasileiros e 14 brasileiras participam do campeonato que deve definir a última das nove vagas do Brasil nos Jogos Olímpicos. Bruno Heck (que disputa a modalidade carabina) e Julio Almeida (de pistola) têm pontuações semelhantes no ranking.

 

Os brasileiros já classificados para as Olimpíadas são: Daniela Carraro, Janice Teixeira, Renato Portella, Roberto Schmits ( todos de tiro ao prato) , além de Cassio Rippel (carabina deitado), Felipe Wu (pistola de ar); Emerson Duarte (pistola) e Rosane Budag (carabina). O paulista Felipe Wu é a principal esperança de medalha verde-e-amarela.

 

 

O tiro esportivo tem um lugar especial na história olímpica, já que foram as primeiras medalhas brasileiras na disputa mundial. Em 1920 na Antuérpia, Guilherme Paraense conquistou o ouro, Afrânio Costa obteve prata e a equipe ficou com um bronze. Desde então o Brasil nunca mais conseguiu repetir o feito e o jejum de medalhas já dura quase 100 anos.

 

Todas as provas da Copa do Mundo de Tiro Esportivo no Parque Olímpico de Deodoro são fechadas ao público, por isso não haverá venda de ingressos.

x