logo Radioagência Nacional
Geral

Ex-senador Gim Argello é preso em nova operação da Lava Jato

Baixar
Jéssica Gonçalves, ao vivo
12/04/2016 - 10:01
Brasília

O ex-senador Gim Argello foi preso preventivamente, em Brasília, na 28ª fase da Operação Lava Jato deflagrada nesta terça-feira (12) pela Polícia Federal.


Outras duas pessoas ligadas a ele também foram detidas. A operação, chamada de Vitória de Pirro, acontece desde a madrugada nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Taguatinga (DF).


Cem policiais federais cumprem 21 mandados, sendo 14 de busca e apreensão, um de prisão preventiva, dois de prisão temporária e quatro de condução coercitiva.


As investigações apuram indícios de que um integrante da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras, instalada no Senado Federal, e da CPI mista da Petrobras teria atuado evitar a convocação de empreiteiros para prestarem depoimento.


Ele cobrava pagamentos indevidos como se fossem doações eleitorais para favorecer partidos de sua base.


Os crimes investigados nesta fase são de concussão, corrupção ativa, associação criminosa e lavagem de dinheiro. Os presos serão encaminhados para a Superintendência da Polícia Federal em Curitiba (PR), enquanto os que forem conduzidos para depoimentos serão ouvidos na cidade onde forem localizados.

x