O Dia Mundial da Saúde foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 7 de abril de 1950. A data foi escolhida porque em 7 de abril de 1948 a OMS foi criada.
Ela é uma agência subordinada à Organização das Nações Unidas (ONU). A sede fica em Genebra, na Suíça e tem origem nas conferências sanitárias internacionais, realizadas a partir da segunda metade do século 19. Assuntos, como quarentena marítima e cólera, foram tratados nesses encontros que buscavam uniformizar procedimentos sanitários.
Após a Primeira Guerra Mundial, a Sociedade das Nações criou seu comitê de higiene, que foi o embrião da OMS.
De acordo com a constituição da Organização Mundial de Saúde, ela tem por objetivo desenvolver ao máximo o nível de saúde de todos os povos. No documento "saúde" é definida como um "estado de completo bem-estar físico, mental e social" e não somente da ausência de uma doença".
Ao longo dos mais de 60 anos, a agência enfrentou vários desafios, como a luta contra a tuberculose, o tétano, a poliomielite, o HIV, o tabagismo e mais recentemente o ebola.
O Brasil tem participação fundamental na história da OMS. A proposta de criação da agência foi de autoria dos delegados do Brasil, que em 1945 propuseram a criação de um "organismo internacional de saúde pública de alcance mundial". Desde então, Brasil trabalha e desenvolve uma intensa cooperação com a Organização Mundial da Saúde.
História Hoje: Programete sobre fatos históricos relacionados às datas do calendário. É publicado desegunda a sexta-feira.
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)
![Fernando Frazão/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ) 30/04/2024 – Trabalhadores usam ônibus em deslocamento na volta para casa, na região da Praça Tiradentes. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![PCPI/Divulgação Parnaíba (PI), 06/01/2025 - Carro do IML da Polícia Civil que acompanha o caso do envenenamento de pessoas. Foto: PCPI/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcelo Camargo/Agência Brasil Palmas (TO) - Indígenas brasileiros fazem cursos de informática na](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)