logo Radioagência Nacional
Geral

Mais um grupo prioritário é vacinado contra gripe em São Paulo

Baixar
Cátia Rodrigues
18/04/2016 - 14:21
São Paulo

Começa, nesta segunda-feira, mais uma etapa da campanha antecipada de vacinação contra gripe na capital paulista.

 

O público-alvo dessa vez são mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias e pessoas com doenças crônicas, ou seja, com problemas do coração, diabetes ou hipertensão.

 

Mas a vacinação continua para os demais grupos prioritários, idosos, população indígena e carcerária, gestantes e crianças de seis meses até quatro anos. As doses estão disponíveis até o final da campanha nacional,  que começa em todo país no dia 30 de abril e termina no dia 20 de maio.

 

A vacina é gratuita e pode ser encontrada em todas as unidades de saúde de São Paulo, que estão abertas de segunda a sexta-feira e algumas unidades também aos sábados. O horário de funcionamento é das sete da manhã às sete da noite.


       
De acordo com a Secretaria municipal de Saúde, de segunda a sexta-feira da semana passada, quando a vacinação foi destinada à população, mais de um milhão de pessoas foram vacinadas na cidade. O número significa que mais de 40% das pessoas dos grupos prioritários foram vacinadas no período.

 

A meta é vacinar 80% das pessoas dos públicos-alvos da campanha, o que corresponde a cerca de três milhões e duzentas mil pessoas.   

 

Neste ano, a capital paulista registrou, até sexta-feira passada, 992 casos de SRAG, uma doença respiratória grave,  e 46 mortes causados por diversos tipos de vírus da gripe. Desse total, 201 casos de SRAG estão relacionados ao vírus A H1N1, que causou 17 mortes.

x