Carreira de Cauby Peixoto decolou na Rádio Nacional em 1951

Publicado em 16/05/2016 - 23:00 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

Sempre que deixava o histórico Edifício A Noite, onde então funcionava a Rádio Nacional, Cauby Peixoto era cercado por fãs, que puxavam suas roupas e acessórios, tentando conseguir alguma lembrança do ídolo. O apresentador da rádio, Gerdau dos Santos, se lembra bem do frisson que o cantor causava e afirma que além de contar com um talento natural, Cauby se esmerava para sempre fazer a melhor performance.

 

Apesar de ter gravado seu primeiro disco, em 1951, foi ao se tornar cantor da Rádio Nacional, que sua fama se espalhou por todo o país, alcançando o ápice após o lançamento da música Conceição, em 1956. Gerdau lembra ainda do período em que se passou por Cauby Peixoto. A Rádio Nacional recebia inúmeras cartas com pedidos de fotos e autógrafos e enviava uma gravação de Cauby com resposta contendo uma canção e um recado para as fãs, mas esse não era gravado pelo cantor.

 

Sessenta anos de carreira depois, Cauby ainda colecionava fãs dedicadas e ainda cantava. Para o pesquisador da música popular brasileira Ricardo Cravo Albin, nesse domingo (15) morreu a última cigarra do nosso cancioneiro popular.

 

Após iniciar uma turnê ao lado da cantora Ângela Maria para comemorar a longa carreira de ambos, Cauby participou no início deste mês do programa Sem Censura da TV Brasil capitaneado pela jornalista Leda Nagle. Ao longo de uma hora falou pouco, mas não deixou de dar uma palhinha do seu maior sucesso.

 

Aos 85 anos, Cauby Peixoto morreu na noite desse domingo (15), no hospital Sancta Maggiore, em São Paulo. Ele estava internado há seis dias para tratar de uma pneumonia. O corpo do canto foi velado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e depois levado ao cemitério Congonhas, que fica no Jardim Marajoara.

Últimas notícias
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo
Geral

Morro da Capelinha terá 150 mil fiéis para acompanhar via-sacra no DF

A programação começa nesta quinta-feira com a encenação da Última Ceia . Na sexta, a Paixão de Cristo começa às 14h. 

Baixar arquivo