O Hemorio, Instituto de Hematologia do Estado do Rio, precisa aumentar o estoque de sangue para atender a demanda do público que virá para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos.
Nos últimos meses, a unidade vêm recebendo cerca de 150 voluntários por dia, apesar de ter capacidade diária para cerca de 500 doadores. O número reflete a realidade do Brasil, onde não existe uma cultura de doação constante de sangue.
No Rio de Janeiro, assim como no resto do país, menos de 2% da população é doadora habitual de sangue. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o ideal é que entre 3% e 5% da população seja doadora para suprir a necessidade de um país.
O diretor do Hemorio, Luiz Amorim, faz um apelo à população e aos visitantes para que unidade consiga ter um estoque de segurança para os jogos.
Durante todo o período dos Jogos, o salão de doadores do Hemorio funcionará entre 7h e 18h, de segunda a domingo. As exceções são os dias 14 e 21 de agosto, datas em que serão realizadas as provas de Maratona Feminina e Masculina, que exigem o fechamento das ruas do entorno.
Dúvidas sobre doações podem ser esclarecidas pelo disque sangue, no telefone 08002820708.