História Hoje: Há 209 anos, nascia o general Giuseppe Garibaldi

Publicado em 04/07/2016 - 06:30 Por Apresentação Gláucia Gomes - Brasília

Giuseppe Garibaldi ficou conhecido como "Herói de dois mundos" por ter participado de conflitos na Itália e na América do Sul e dedicou sua vida à luta contra a tirania.


Ele nasceu no dia 4 de julho de 1807, no Condado de Nice, Reino da Sardenha, uma região que fica entre a França e a Itália. Atualmente o território pertence a França.

 

Seus pais queriam que fosse advogado, médico ou sacerdote, mas Garibaldi preferiu os exercícios físicos e a vida no mar. Ainda menino, tornou-se marinheiro e passou dez anos de sua vida a bordo de navios mercantes.

 

Aos 25 anos chegou ao posto de capitão da marinha mercante, ao mesmo tempo que se aproximava do movimento "Jovem Itália", que lutava pela independência e unificação da península itálica.


Foi condenado à morte e fugiu para o Rio de Janeiro em 1835. Logo, porém, foi para o Rio Grande do Sul e se juntou aos republicanos da Revolução Farroupilha, destacando-se nos combates às forças imperiais. Juntamente com o general Davi Canabarro, tomou o porto de Laguna, em Santa Catarina, onde proclamaram a República Juliana.

 

Em Laguna, Garibaldi conheceu Ana Maria de Jesus Ribeiro, com quem se casaria. Ela foi sua companheira de lutas e entrou para a história como Anita Garibaldi. Pouco antes do fim da Guerra de Farrapos, foi dispensado por Bento Gonçalves e mudou-se para o Uruguai.


Continuou sua luta, na Argentina, Montevidéu e Itália . Em 1849, Anita é morta durante os combates no norte da Itália. 


Condenado ao exílio, Garibaldi morou na África, em Nova York e no Peru. Entretanto, voltou à Itália em 1854, participando da Segunda Guerra de Independência contra os austríacos.

 

Lutou novamente pela unificação da Itália e uniu-se aos franceses na guerra Franco-Prussiana. A França perdeu a guerra. Por fim retirou-se para sua casinha na ilha de Caprera, e lá permaneceu até o fim da vida, em 2 de junho de 1882.

 

História Hoje: Programete sobre fatos históricos relacionados às datas do calendário. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Educação

Em Alagoas, aulas presenciais de adultos serão retomadas dia 26

Cursos de todos os segmentos estão autorizados a funcionar: ensino superior, pré-vestibular, profissionalizantes, técnicos, de línguas estrangeiras e de formação para servidores públicos. O governador Renan Filho disse que vai avaliar o impacto da volta da educação adulta para definir qual será o caminho para crianças e adolescentes.

Baixar arquivo
Justiça

STJ suspende julgamento de recurso sobre concessão da Linha Amarela

Pedido de vista do ministro João Otávio de Noronha foi o motivo. Ele disse que foi procurado pelas defesas da prefeitura e da concessionária Lamsa e não conseguiu ouvir ambas a tempo. Único voto proferido até o momento foi o do relator, presidente do STJ, Humberto Martins.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Estudo revela que 70% das espécies em extinção podem ser salvas

Essa é a conclusão de um estudo inédito, liderado pelo pesquisador brasileiro Bernardo Strassburg, professor da PUC do Rio de Janeiro e diretor do Instituto Internacional para a Sustentabilidade.  A pesquisa, encomendada pela ONU,  Organização das Nações Unidas, contou com a participação de  27 pesquisadores de 12 países. Os resultados foram publicados na revista “Nature” na semana passada. 

Baixar arquivo
Educação

Falta de estrutura na segurança atrasam reabertura de escolas em SP

A falta de estrutura para garantir segurança está atrasando a reabertura de escolas em São Paulo.

Baixar arquivo
Saúde

Criança com AME recebe recursos para remédio mais caro do mundo

Medicamento custa R$ 12 milhões; Família conseguiu dinheiro após ganhar ação no STJ

Baixar arquivo
Economia

Em tempo de pandemia, práticas inovadoras fazem sucesso em vendas

Whatsapp, delivery e drive-thru alcançaram até quem não queria comprar

Baixar arquivo