História Hoje: Há 209 anos, nascia o general Giuseppe Garibaldi

Publicado em 04/07/2016 - 06:30 Por Apresentação Gláucia Gomes - Brasília

Giuseppe Garibaldi ficou conhecido como "Herói de dois mundos" por ter participado de conflitos na Itália e na América do Sul e dedicou sua vida à luta contra a tirania.


Ele nasceu no dia 4 de julho de 1807, no Condado de Nice, Reino da Sardenha, uma região que fica entre a França e a Itália. Atualmente o território pertence a França.

 

Seus pais queriam que fosse advogado, médico ou sacerdote, mas Garibaldi preferiu os exercícios físicos e a vida no mar. Ainda menino, tornou-se marinheiro e passou dez anos de sua vida a bordo de navios mercantes.

 

Aos 25 anos chegou ao posto de capitão da marinha mercante, ao mesmo tempo que se aproximava do movimento "Jovem Itália", que lutava pela independência e unificação da península itálica.


Foi condenado à morte e fugiu para o Rio de Janeiro em 1835. Logo, porém, foi para o Rio Grande do Sul e se juntou aos republicanos da Revolução Farroupilha, destacando-se nos combates às forças imperiais. Juntamente com o general Davi Canabarro, tomou o porto de Laguna, em Santa Catarina, onde proclamaram a República Juliana.

 

Em Laguna, Garibaldi conheceu Ana Maria de Jesus Ribeiro, com quem se casaria. Ela foi sua companheira de lutas e entrou para a história como Anita Garibaldi. Pouco antes do fim da Guerra de Farrapos, foi dispensado por Bento Gonçalves e mudou-se para o Uruguai.


Continuou sua luta, na Argentina, Montevidéu e Itália . Em 1849, Anita é morta durante os combates no norte da Itália. 


Condenado ao exílio, Garibaldi morou na África, em Nova York e no Peru. Entretanto, voltou à Itália em 1854, participando da Segunda Guerra de Independência contra os austríacos.

 

Lutou novamente pela unificação da Itália e uniu-se aos franceses na guerra Franco-Prussiana. A França perdeu a guerra. Por fim retirou-se para sua casinha na ilha de Caprera, e lá permaneceu até o fim da vida, em 2 de junho de 1882.

 

História Hoje: Programete sobre fatos históricos relacionados às datas do calendário. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.

Últimas notícias
Economia

Índice de Confiança do Empresário do Comércio registra alta em janeiro

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio, divulgado nesta terça-feira pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, atingiu 121,1 pontos em janeiro, a segunda alta consecutiva, atingindo o maior patamar desde março de 2020.

Baixar arquivo
Esportes

Seleção brasileira treina no Equador para jogo desta quinta-feira (27)

Equador e Brasil entram em campo na quinta-feira (27), às 18h (horário de Brasília), em Quito. Confronto válido pelas Eliminatórias da Copa de 2022 não contará com a presença de público.

Baixar arquivo
Economia

Compra e venda de imóveis no Brasil cresce 36,2% em 12 meses

A compra e venda de imóveis no Brasil cresceu 36,2% entre junho de 2020 e maio de 2021, em comparação com o mesmo período anterior. Os dados são da Central de Serviços Eletrônicos do CNB.

Baixar arquivo
Economia

Confira se você possui dinheiro esquecido em alguma conta bancária

Pessoas físicas e jurídicas podem conferir se têm algum dinheiro a receber de bancos ou outras instituições do sistema financeiro. É que o Banco Central do Brasil lançou o serviço SVR, Sistema Valores a Receber.

Baixar arquivo
Cultura

Mercado editorial cresce 30% em 2021

A pandemia de covid-19 provocou crise em vários setores. Mas, para o mercado de livros, a situação até melhorou. E as editoras estão comemorando o desempenho registrado em 2021.

Baixar arquivo
Economia

Agricultores de MG contabilizam perdas por causa das fortes chuvas

Emater informa que119 mil hectares de lavouras foram perdidos em Minas Gerais por causa das fortes chuvas que atingiram o estado nos meses de dezembro e janeiro.

Baixar arquivo