História Hoje: Há 209 anos, nascia o general Giuseppe Garibaldi

Publicado em 04/07/2016 - 06:30 Por Apresentação Gláucia Gomes - Brasília

Giuseppe Garibaldi ficou conhecido como "Herói de dois mundos" por ter participado de conflitos na Itália e na América do Sul e dedicou sua vida à luta contra a tirania.


Ele nasceu no dia 4 de julho de 1807, no Condado de Nice, Reino da Sardenha, uma região que fica entre a França e a Itália. Atualmente o território pertence a França.

 

Seus pais queriam que fosse advogado, médico ou sacerdote, mas Garibaldi preferiu os exercícios físicos e a vida no mar. Ainda menino, tornou-se marinheiro e passou dez anos de sua vida a bordo de navios mercantes.

 

Aos 25 anos chegou ao posto de capitão da marinha mercante, ao mesmo tempo que se aproximava do movimento "Jovem Itália", que lutava pela independência e unificação da península itálica.


Foi condenado à morte e fugiu para o Rio de Janeiro em 1835. Logo, porém, foi para o Rio Grande do Sul e se juntou aos republicanos da Revolução Farroupilha, destacando-se nos combates às forças imperiais. Juntamente com o general Davi Canabarro, tomou o porto de Laguna, em Santa Catarina, onde proclamaram a República Juliana.

 

Em Laguna, Garibaldi conheceu Ana Maria de Jesus Ribeiro, com quem se casaria. Ela foi sua companheira de lutas e entrou para a história como Anita Garibaldi. Pouco antes do fim da Guerra de Farrapos, foi dispensado por Bento Gonçalves e mudou-se para o Uruguai.


Continuou sua luta, na Argentina, Montevidéu e Itália . Em 1849, Anita é morta durante os combates no norte da Itália. 


Condenado ao exílio, Garibaldi morou na África, em Nova York e no Peru. Entretanto, voltou à Itália em 1854, participando da Segunda Guerra de Independência contra os austríacos.

 

Lutou novamente pela unificação da Itália e uniu-se aos franceses na guerra Franco-Prussiana. A França perdeu a guerra. Por fim retirou-se para sua casinha na ilha de Caprera, e lá permaneceu até o fim da vida, em 2 de junho de 1882.

 

História Hoje: Programete sobre fatos históricos relacionados às datas do calendário. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Esportes

Vasco estreia no Campeonato Carioca contra a Portuguesa

Cruzmaltino entra em campo apenas com jogadores formados em São Januário. Partida será transmitida pela Rádio Nacional a partir das 20h30min.

Baixar arquivo
Saúde

São Paulo entra na fase vermelha neste sábado (6)

Apenas serviços essenciais podem abrir as portas. Restrição vai durar duas semanas, até 19 de março.

Baixar arquivo
Saúde

Obesidade atinge 650 milhões de pessoas no mundo

A obesidade é considerada uma doença crônica, causada por fatores genéticos, estilo de vida, má alimentação e psicológicos. A cantora Lu Magalhães precisou se submeter a uma cirurgia bariátrica e conta como foi o processo de reeducação alimentar.

Baixar arquivo
Justiça

Violência contra a mulher: AMB entrega pacote de medidas ao Congresso

Chamado de “Pacote Basta”, o documento reúne sugestão de lei ou alteração de normas já existentes

Baixar arquivo
Saúde

Governo do Maranhão anuncia medidas restritivas para conter a covid-19

Em entrevista coletiva na manhã desta quarta-feira (03), o governador Flávio Dino anunciou uma série de medidas restritivas para conter o avanço da covid-19 em todo Maranhão.

Baixar arquivo
Internacional

Papa mantém visita ao Iraque apesar dos ataques

Sumo Pontífice da Igreja Católica é aguardado nesta sexta-feira (5) para uma visita que deve durar até à próxima segunda-feira

Baixar arquivo