História Hoje: Há 209 anos, nascia o general Giuseppe Garibaldi

Publicado em 04/07/2016 - 06:30 Por Apresentação Gláucia Gomes - Brasília

Giuseppe Garibaldi ficou conhecido como "Herói de dois mundos" por ter participado de conflitos na Itália e na América do Sul e dedicou sua vida à luta contra a tirania.


Ele nasceu no dia 4 de julho de 1807, no Condado de Nice, Reino da Sardenha, uma região que fica entre a França e a Itália. Atualmente o território pertence a França.

 

Seus pais queriam que fosse advogado, médico ou sacerdote, mas Garibaldi preferiu os exercícios físicos e a vida no mar. Ainda menino, tornou-se marinheiro e passou dez anos de sua vida a bordo de navios mercantes.

 

Aos 25 anos chegou ao posto de capitão da marinha mercante, ao mesmo tempo que se aproximava do movimento "Jovem Itália", que lutava pela independência e unificação da península itálica.


Foi condenado à morte e fugiu para o Rio de Janeiro em 1835. Logo, porém, foi para o Rio Grande do Sul e se juntou aos republicanos da Revolução Farroupilha, destacando-se nos combates às forças imperiais. Juntamente com o general Davi Canabarro, tomou o porto de Laguna, em Santa Catarina, onde proclamaram a República Juliana.

 

Em Laguna, Garibaldi conheceu Ana Maria de Jesus Ribeiro, com quem se casaria. Ela foi sua companheira de lutas e entrou para a história como Anita Garibaldi. Pouco antes do fim da Guerra de Farrapos, foi dispensado por Bento Gonçalves e mudou-se para o Uruguai.


Continuou sua luta, na Argentina, Montevidéu e Itália . Em 1849, Anita é morta durante os combates no norte da Itália. 


Condenado ao exílio, Garibaldi morou na África, em Nova York e no Peru. Entretanto, voltou à Itália em 1854, participando da Segunda Guerra de Independência contra os austríacos.

 

Lutou novamente pela unificação da Itália e uniu-se aos franceses na guerra Franco-Prussiana. A França perdeu a guerra. Por fim retirou-se para sua casinha na ilha de Caprera, e lá permaneceu até o fim da vida, em 2 de junho de 1882.

 

História Hoje: Programete sobre fatos históricos relacionados às datas do calendário. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

RJ recebe maior lote de vacina contra covid desde início da pandemia

A remessa total é de 1.473.910 doses, sendo 676.260 da Pfizer e 557.400 da CoronaVac, as duas para primeira e segunda aplicações; e mais 240.250 da AstraZeneca para a segunda aplicação.

Baixar arquivo
Esportes

Seleção brasileira ganha Sul-Americano de Vôlei Feminino

O vôlei feminino do Brasil conquistou o título do Sul-Americano de 2021, mesmo com a derrota por 3 sets a 1 para as colombianas, neste domingo. Tanto Brasil quanto Colômbia estão garantidos no Mundial de 2022 da modalidade. O triunfo das colombianas foi o primeiro da história do Brasil na competição. Este é o vigésimo segundo título conquistado pelas brasileiras no Sul-Americano de Vôlei.

Baixar arquivo
Saúde

Covid: diretora da SBI esclarece que vacinação para jovens é segura

Sobre possíveis complicações no uso da Pfizer, a doutora Flávia Bravo, que é pediatra e diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações, esclarece que os casos são raros entre jovens de 12 a 17 anos. Segundo ela, foram 16 casos leves e moderados em 100 milhões de doses aplicadas.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Entenda uso da inteligência artificial no cotidiano

A regulamentação da Inteligência Artificial no Brasil tem previsão de ser votada na Comissão de Ciência e Tecnologia ainda em setembro e no plenário da Casa até o final de 2021.
 

Baixar arquivo
Saúde

Dermatologistas pedem conscientização sobre causas de queda de cabelo

Em setembro é celebrado o mês de conscientização da alopecia, uma inflamação causada por estresse, genética ou mau uso de cosméticos.

Baixar arquivo