O ministro do Esporte, Leonardo Picciani, afirmou que está torcendo pela participação da Rússia na Olimpíada do Rio de Janeiro.
O país europeu corre risco de ficar fora da competição, após relatório assinado pelo Comitê Executivo da Agência Mundial Antidoping apontar fraudes em exames de doping em grandes eventos. O documento recomenda que o Comitê Olímpico Internacional negue a participação de todos os atletas ligados ao comitê olímpico russo.
Durante a inauguração do Centro de Treinamento Olímpico da Aeronáutica nesta segunda-feira (18) no campo dos afonsos do Rio de Janeiro, o ministro do esporte afirmou que acredita que o tema será tratado com seriedade necessária
O Comitê Olímpico Internacional (COI) divulgou nota afirmando que fará reunião nesta terça-feira para tratar das denúncias expostas pela Agência Mundial Antidoping e o andamento dos Jogos Rio 2016.
O relatório afirma que amostras “limpas” eram usadas no lugar da urina coletada de atletas dopados. Segundo as investigações, exames de DNA apontaram três amostras eram incompatíveis com os atletas correspondentes.
O documento afirma também cita outra forma de burlar os exames antidoping, a “metodologia do desaparecimento positivo”, onde os testes que apontavam drogas não permitidas eram extraviados.