Rússia é banida da Paralimpíada Rio 2016

Publicado em 08/08/2016 - 07:34 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

A Rússia foi banida dos Jogos Paralímpicos. A decisão foi anunciada nesse domingo (7) pelo presidente do Comitê Paralimpico Internacional, Philip Carven.


A punição se baseia em uma investigação feita após a divulgação de um relatório pela Agência Mundial de Controle de Dopagem, em julho, que apontou a existência de um grande esquema para burlar o controle de susbtâncias proibidas, por atletas do país.


De acordo com Carven, a decisão foi tomada na última quinta-feria (4) depois que o conselho da organização recebeu os resultados de uma análise forense e a defesa do Comitê Paralímpico Russo.


O relatório da Agência Mundial mostra que o Ministério do Esporte russo apoiou o esquema que corrompeu laboratórios de controle de dopagem para trocarem amostras de atletas, permitindo que eles usassem substâncias proibidas sem serem descobertos.


Carven afirmou que o comitê pode rever resultados da ultima edição das Olimpíadas de Inverno, realizadas em 2014, em Sochi, na Rússia, já que o esquema estava ativo nessa época.


Por causa do escândalo, a participação da Rússia na Olimpiada também foi discutida pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), que decidiu, no entanto, não banir toda a delegação do país, mas repassar a decisão sobre cada esporte às federações internacionais.


Como resultado, 68 competidores do atletismo foram impedidos de participar após decisão da federação internacional da modalidade.

Últimas notícias
Geral

Mais de 20 instituições federais de ensino estão em greve

Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior recusou a proposta do governo de reajuste de 4,5% no ano que vem e também em 2026. Mas sem reajuste para 2024.

Baixar arquivo
Internacional

Lula cobra desculpas do Equador por invasão à embaixada do México

A declaração foi dada durante a Cúpula Virtual da CELAC, Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos, motivada justamente para discutir a invasão da embaixada do México, no Equador.

Baixar arquivo
Economia

Boletim Focus apresenta alta para o PIB e taxa Selic

Os economistas e analistas consultados pelo Banco Central esperam que a Selic feche o ano a 9,13%, antes a expectativa era de 9%.

Baixar arquivo
Política

Lula vai à Colombia para reunião bilateral com Gustavo Petro

Presidente brasileiro também vai participar da Feira Internacional do Livro de Bogotá e não descarta conversar sobre o processo eleitoral na Venezuela. 

Baixar arquivo
Internacional

Economia do Brasil deve crescer 2,2%, aponta expectativa do FMI

O Fundo Monetário Internacional (FMI) aumentou a expectativa de crescimento da economia brasileira para 2,2% em 2024. O dado é o mesmo estimado pelo governo federal. A entidade divulgou, nesta terça-feira, as previsões para vários países no mundo.

Baixar arquivo
Geral

Análise de suposta bomba em aeroporto de Brasília é inconclusiva

Os dois pacotes, envolvidos em fita adesiva, foram encontrados no estacionamento dos carros de aplicativos. Os artefatos foram detonados pela Polícia.

Baixar arquivo