Dia das Crianças reacende discussão sobre restrição à publicidade infantil

Publicado em 11/10/2016 - 20:28 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

Não é difícil se deparar com a cena: uma criança pedindo para os pais mais um brinquedo. “Aquele, igual da televisão”, insiste. O Dia das Crianças traz, com ele, todo o consumismo exagerado e muitas vezes potencializado pela publicidade infantil.

 

Pais e mães tentam driblar a concorrência, que sim, chega a ser desleal. Dentre os limites impostos para tentar frear o consumismo infantil, há quem regule o tempo da criança na frente da televisão.

 

Esse é o caso da artesã Fabrícia Barcelos. Moradora de São João Del Rei, em Minas Gerais, Fabrícia se esforça para proporcionar ao filho de três anos uma infância livre dos estímulos excessivos de consumo.

 

A assessora de investimentos Natália Darling procura orientar a filha de quatro anos sobre o consumo consciente e afirma que os pais precisam “dar o exemplo”.

 

Para a jornalista Tatiana Maia, o importante é lidar de forma “natural” com a situação, mas tentando desconstruir a lógica que enxerga a criança como uma consumidora em potencial.

 

O psicólogo Marcelo Tourinho, diretor da Federação Nacional dos Psicólogos, destaca a necessidade de uma regulamentação forte sobre o assunto por causa da influência que a propaganda tem no comportamento da criança.

 

Várias projetos de Lei que restringem a publicidade dirigida ao público infantil tramitam no Congresso Nacional. A advogada Isabel Henriques, do Instituto Alana, ONG que promove os direitos das crianças, afirma que os parlamentares contrários às essas medidas justificam a rejeição com base em uma “suposta censura”. Para Isabel, esse argumento é ultrapassado.

 

A advogada ressalta ainda que os interesses mercadológico também influenciam e acabam “emperrando” os Projetos de Lei dentro do Congresso. Isabel Henriques defende o completo fim do direcionamento de publicidade voltada ao público menor de 12 anos.

 

Na semana passada, a Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados rejeitou proposta que proíbe a veiculação em televisão aberta e por assinatura de publicidade destinada a crianças entre as 7 horas e as 22 horas. O texto será apreciado, agora, pela Comissão de Seguridade Social e Família.

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo